O porão de uma casa no Centro de Florianópolis é o espaço onde qualquer pessoa receberá apoio para tirar ideias do papel. O lugar é um Fab Lab, conceito que surgiu no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e que tem como pilares o conhecimento aberto e a democratização da tecnologia. O propósito é sempre buscar a criação de novos produtos e a inovação.

Continua depois da publicidade

Como funciona: você imagina uma nova mesa para a sala de casa. Tem a ideia, o formato, as cores. Mas não tem o maquinário, nem conhece a técnica. Para resolver, basta entrar em contato com o Fab Lab. As proprietárias, Claudia Bär, 26 anos, e Letícia Jorge, 23 anos, disponibilizarão as ferramentas e o conhecimento necessário para que o produto saia do imaginário.

Outros locais já existem com a intenção de disponibilizar ferramentas e conhecimento para tornar projetos em produtos concretos: são chamados de maker space. O Fab Lab é um maker space, mas não necessariamente um maker space é um Fab Lab. Isso ocorre porque o conceito de um Fab Lab é trabalhar em rede, acima de tudo.

No mundo, são pouco mais de 300 Fab Labs. No Brasil, existem três deles. O Fab Lab Floripa é o primeiro de Santa Catarina, e existe há cerca de um ano, ainda em fase de estruturação.

A comunidade dos Fab Labs se comunica pelas redes sociais e, para fazer parte, é preciso ter um maquinário mínimo: impressora e escaner 3D, fresadora 3D, máquina de corte a laser e cortadora de vinil.

Continua depois da publicidade

Claudia e Letícia optaram por investir no setor têxtil e mobiliário. E, para os clientes que não sabem bem por onde começar, há também a organização de minicursos, workshops, oficinas. São oportunidades para grandes marcas se aproximarem da comunidade com seus produtos, lembrando que é preciso disseminar o conhecimento para criar uma relação mais profunda com o consumidor.

– O mundo é muito conectado para tentarmos guardar as coisas em segredo – argumentou Claudia Bär, designer de produto.

No final, o Fab Lab se torna um ambiente onde pode se buscar conhecimento. Mas também é um lugar para construir e tirar velhas ideias do papel. Um espaço para empresas se aproximarem da comunidade. Como bem definiu a Letícia Jorge, também designer de produtos, é um “ateliê coletivo”.

Onde fica? Na Rua Lacerda Coutinho, nº 100, Centro, Florianópolis

Telefone: (48) 3222-5127

Qual é o preço? Depende do que você quer fazer. Cada projeto tem um orçamento de acordo com o que será deslocado e comprado.

Continua depois da publicidade

Qual é o site? Entre na página do Facebook: facebook.com/fablabfloripa

O Fab Lab Floripa é uma startup incubada no Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS), uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). No mesmo lugar, você vai encontrar projetos como o Social Good Lab (que usa a tecnologia como forma de empreender negócios sociais), o Café Social (projeto de capacitação de ONGs de Florianópolis que atendem crianças e adolescentes), entre outros projetos.