Ex-regente da extinta Orquestra Filarmônica Harmonia-Lyra e ex-diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Tibor Reisner escolheu Joinville para viver e amar. O maestro e compositor húngaro – que faleceu aos 73 anos, em 1999 – é agora o protagonista do primeiro documentário da maestrina Fabrícia Piva.
Continua depois da publicidade
O curta de 15 minutos será exibido nesta quarta-feira à noite, em apresentação gratuita, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) 2012.
A ideia do filme surgiu depois que Fabrícia conheceu Cristina Schröder, ex-aluna de Tibor. A senhora guarda, há 20 anos, recortes de jornais e gravações em áudio da história da música erudita na cidade e é uma das entrevistadas no documentário. A pianista Vany Knoll, que participou da extinta orquestra, e a produtora cultural Albertina Tuma também deram depoimento.
A maestrina conta que o curta abrange quatro momentos da história de Tibor: um concerto da filarmônica em Brasília; a abertura do Festival de Dança de Joinville, em 1988, quando uma orquestra participou pela primeira vez do evento; a direção da Villa-Lobos; e os tradicionais concertos de Natal – data adorada pelo maestro e justamente o dia em que faleceu: 25 de dezembro.
A produção durou um ano, entre pesquisa histórica, criação do roteiro e filmagens. A direção é de Juliano Lueders.
Continua depois da publicidade
Para Fabrícia, o filme é uma oportunidade de mostrar aos joinvilenses o quanto a música erudita já foi importante no município e, a partir daí, abordar a necessidade da criação da Orquestra Cidade de Joinville.
Sobre Tibor, ela diz que foi uma das pessoas mais relevantes na área nos anos 80 e 90 e revela ter descoberto curiosidades e trabalhos do maestro que ela não fazia ideia. Para conferir, basta assistir ao documentário.
A exibição do curta será precedida por uma apresentação do Quarteto de Sopros Joinville, com repertório que resgata a tradição de música feita em ambientes menores e aconchegantes (música de câmara). O objetivo do grupo é divulgar a sonoridade da combinação clássica dos instrumentos flauta, clarinete, trompa e fagote.
No evento de exibição do documentário, a Fundação Cultural de Joinville lança o Edital da Orquestra Cidade de Joinville. Trinta e cinco músicos especializados em diferentes instrumentos serão contratados por meio do Edital, A Orquestra tem o orçamento anual de cerca de R$ 320 mil.
Continua depois da publicidade
O QUÊ: exibição do documentário As Influências do Maestro Tibor Reisner
QUANDO: 02/10, às 20 horas
ONDE: Teatro Harmonya-Lira (rua XV de Novembro, 485, Centro)
QUANTO: entrada gratuita