Quatro fábricas de sucos, uma em São Paulo e as outras três em Santa Catarina, foram fechadas por adulteração de seus produtos após fiscalização do Ministério da Agricultura. A ação aconteceu nesta quarta-feira (24) e apreendeu 78 mil litros de suco de laranja integral e sucos concentrados. Os nomes das empresas não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
A pasta identificou irregularidades que incluem a adulteração desses produtos, com substituição de parte da matéria-prima por “fontes exógenas aos da fruta”. Em uma das fábricas, por exemplo, o Ministério da Agricultura constatou a presença de aditivos alimentares, como conservantes, nos sucos.
Receba notícias do DC via Telegram
Um dos estabelecimentos utilizou aditivo da classe dos edulcorantes nas bebidas, substância proibida em produtos desse tipo – os edulcorantes possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum.
Segundo o ministério, três das fábricas “já responderam a processos recentes pela prática de adulteração das bebidas elaboradas”. Caso a fiscalização confirme adulteração, as empresas serão autuadas, com multa que pode chegar a R$ 117.051 por lote.
Continua depois da publicidade
Dificuldade de acesso a insumos afeta 22 entre 25 setores da indústria
De acordo com o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso, as empresas só poderão ser reabertas se as práticas irregulares forem “sanadas e aprovadas” pela pasta.
— As empresas fechadas estão proibidas de comercializar qualquer produto até que as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], após nova avaliação. As ações buscam a proteção da cadeia produtiva, visando a justa concorrência e disponibilização de produtos seguros e conformes ao consumidor — explica.
Leia também
Advogada repreendida por causa da filha em audiência: ‘Ofendida’