A montadora automobilística francesa Renault anunciou nesta sexta que interromperá a produção em algumas fábricas européias a fim de reduzir estoque, no momento em que as vendas de carros registram quedas em diversas partes do mundo.

Continua depois da publicidade

A Renault pretende manter seu estoque de fim de ano no mesmo nível em que se encontrava há um ano atrás. As vendas da montadora caíram 14,1% em outubro, uma queda mais pronunciada na Europa, onde a baixa foi de 16%.

A fábrica mais afetada será a de Ruiz, na França, onde se produzem transmissões de veículos, e que vai parar de 10 de dezembro a 3 de janeiro. A fábrica de Flins não funcionará de 20 de novembro a 3 de dezembro, especificou a Renault.

Fora da França, a interrupção afetará as fábricas espanholas de carroceria e de montagem, em Valladolid e Palencia. A primeira fechará por 11 dias e a segunda, por sete, entre novembro e dezembro.

Finalmente, em Pitesti, na Romênia onde se fabricam veículos Dácia, também do grupo Renault, a produção vai parar de 20 de novembro a 7 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise