O 64º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) é o reflexo do crescimento das vendas de veículos na Alemanha nos seis primeiros meses deste ano. Os fábricantes locais ocupam os principais espaços dos pavilhões do centro de feiras da cidade alemã.

Continua depois da publicidade

A Volkswwagen tem o maior estande, com cerca de 10 mil metros quadrados e, assim como a Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, mostra novidades em todos os segmentos e apostam nos conceituais elétricos e híbridos.

A VW tem 57 lançamentos, desde o pequeno Up, que deverá ser montado também no Brasil nos próximos anos, ao conceito de mobilidade urbana Nils, um protótipo em alumínio, de 480 quilos, motor elétrico de 35 cv e lugar apenas para o condutor.

A Audi mostra o também elétrico e-Tron e o Urban Concept, esportivo de dois lugares com estrutura em fibra de carbono.

A BMW tem o novo Série 1 e a nova gama de carros ecológicos, a i, com os conceitos i3, um compacto elétrico, e i8, um esportivo com motorização híbrida.

Continua depois da publicidade

Como em todos os eventos do setor, os ousados carros-conceito são atrações a parte. Estão na maioria dos estandes, assim como os carros elétricos, híbridos e as novas fontes alternativas de energia que ocupam cada vez mais espaço.

* O editor Gilberto Leal viajou a convite da General Motors do Brasil