A International Caminhões inaugura nesta terça-feira fábrica própria no país. Instalada em Canoas, na Grande Porto Alegre, no Complexo Industrial da Navistar, a unidade tem área construída de 12 mil metros quadrados e pátio de armazenamento com 22 mil m². Com capacidade para produção de 5 mil caminhões por ano, em três turnos de trabalho, a fábrica ganhou nova cabine de pintura, dinamômetro e equipamento para testes de freios ABS.

Continua depois da publicidade

A decisão de instalar a unidade garante à empresa agilidade para desenvolver o projeto e a construção da fábrica. Todo o processo de construção, transferência de produção para Canoas e a instalação de equipamentos levou oito meses para ser concluído. No mesmo complexo, já operam a linha de fabricação de motores MWM International e o Centro de Peças, negócios que integram o grupo Navistar South America.

Serão produzidos em Canoas o pesado 9800i – nas versões 6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado – e o semipesado DuraStar – nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Os dois modelos e suas variações têm mais de 65% de índice de nacionalização e atendem à política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar-Auto. A equipe de engenharia da empresa fez 260 modificações no 9800i, incluindo a instalação do câmbio automatizado, conhecido como Ultrashift.

A marca International Caminhões, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), aumentou suas vendas de janeiro a maio em 37% se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2012, foram emplacados 521 caminhões e, em 2011, 384 unidades. A estimativa da montadora é fechar este ano com crescimento de 35%.

Continua depois da publicidade