A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, jogou a toalha e abandonou a briga travada no varejo pelo mercado dos smartphones. A empresa canadense decidiu retornar às origens e concentrar o esforço nos clientes corporativos.

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A decisão está ligada ao fracasso dos aparelhos BlackBerry em competir com os modelos de tela sensível ao toque, como o iPhone, da Apple, e smartphones que utilizam o sistema operacional Android, do Google. Apesar do revés nos mercados de massa, a RIM acredita na força que possui entre executivos e empresas, que percebem no Blackberry a opção mais segura. Na divulgação de resultados, na quinta-feira, o diretor geral, Thorsten Heins, disse ser necessária uma “mudança substancial”.

Em algumas áreas, a RIM deve abrir mão do desenvolvimento próprio em favor de parcerias, como nos segmentos de software e serviços.

– Não podermos fazer tudo sozinhos, mas podemos fazer o que somos bons – disse Heins.

A RIM buscou expandir sua presença no mercado de usuários finais, mas analistas apontam que seus aparelhos não acompanharam a evolução dos concorrentes. Outro problema do BlackBerry é que ele é o pior dispositivo entre os smartphones quando se trata de executar aplicações de terceiros, o que tem feito a empresa canadense perder terreno.

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A Apple vendeu 37 milhões de aparelhos nos últimos três meses de 2011, mais do que o número total de unidades que a RIM despachou nos últimos três trimestres. A RIM entregou 11,1 milhões de BlackBerrys no trimestre encerrado em 3 de março.

Peter Misek, analista da consultoria Jefferies & Co, de Nova York, afirmou que a RIM deve ter reconhecido que é um jogador de nicho e que perdeu a batalha contra a Apple três anos atrás. Ele acrescentou que a fabricante do BlackBarry errou ao não ter buscado se associar a outras companhias no ano passado.