A Porsche trará para o Brasil o Macan, utilitário esportivo da marca para brigar pelo mercado dos SUVs. O modelo será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, no final de outubro, e será vendido no país por aproximadamente R$ 350 mil na versão S, a de entrada, e R$ 500 mil na versão top de linha, a Turbo.

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Sob o capô, o Macan S leva um motor V6 3.0 biturbo de 340 cavalos (cv) de potência. Com tal configuração, o menor SUV da Porsche alcança 100 km/h em apenas 5,4 segundos, ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote Sport Chrono.

Já a versão mais poderosa, a Turbo, tem motor V6 3.6 biturbo de 400 cv, conjunto suficiente para impulsionar o modelo aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Sua velocidade máxima fica em 266 km/h. Ambas as versões trazem tração integral, câmbio automático PDK de sete marchas e dupla embreagem.

No ano passado, quando foi lançado oficialmente, o vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Porsche, Bernhard Maier, afirmou que o Macan aliava todas as características de um carro esportivo aos benefícios de um SUV.

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Quinto modelo da linha Porsche, o Macan é o pilar central da Estratégia 2018, programa no qual a empresa pretende expandir sua oferta de produtos e alcançar o mesmo sucesso do Cayenne. O segmento SUV é um dos que mais crescem no mundo: 185% de 2007 para cá, e a perspectiva é a de que chegue ao patamar de 1,8 milhão de unidades na próxima década.

– Para serem rentáveis, marcas premium precisam também de escala de produção. Não dá para viver só de cupês superesportivos – disse Matthias Müller, presidente mundial da Porsche, durante evento promovido pela montadora na última semana, em Leipzig, na Alemanha.

Meta é que o SUV aumente 30% as vendas da empresa

O plano inicial é que o SUV aumente em 30% as vendas da empresa, sem destronar o irmão maior Cayenne, que teve 84 mil unidades emplacadas no mundo em 2013, metade de toda a produção da marca.

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Para atingir esse objetivo, a Porsche investiu forte no acabamento e na lista de equipamentos de segurança e conforto. O teto da cabine, por exemplo, tem revestimento de couro. O volante é bastante vertical, e o painel, repleto de botões, que permite configurar os parâmetros do chassi e do conjunto motriz como no 911.