Existem várias formas de contar a história de uma cidade: a partir das fotos antigas dos moradores, das datas comemorativas ou da trajetória política do município. Adelmar Sell, 76 anos, herdeiro e sócio executivo de uma das marcas mais populares da Grande Florianópolis, prefere contar a história de Rancho Queimado traçando um paralelo entre o desenvolvimento da região e o guaraná Pureza, refrigerante criado na fábrica de bebidas mais antiga do Estado.
Continua depois da publicidade
A Leonardo Sell Ltda. foi inaugurada em 1905 e é uma das mais antigas do país. Tecnicamente, o estabelecimento é anterior a Rancho Queimado, que se separou de São José em 1962 – 57 anos depois da inauguração da empresa. A localização da fábrica também diz muito sobre o papel dela na economia da região, ficando anexa ao portal de entrada da cidade.
Há mais de um século, quando o fundador Alfredo Sell adquiriu os equipamentos para produzir bebidas alcoólicas, o projeto era bem diferente. Criada sob o nome de Cerveja Rio Branco, a fábrica se concentrava nos licores e nas cervejas, principalmente as fortes e escuras.
– Naquela época, o Mercado Público de Florianópolis era um ponto de concentração de vendedores e marinheiros. As bebidas que meus avós produziam eram largamente consumidas na Capital, e por isso que a marca se consolidou tão bem na região – relembra Adelmar.
Três gerações da família Sell: Adelmar (C), Ricardo (D) e Richard.
Continua depois da publicidade
Foto: Jessé Giotti/Agência RBS
A fábrica foi aumentando, trocou de lugar para ganhar mais espaço, e em 1927 começou a fabricar uma “cerveja doce sem álcool”, mais tarde transformada no Guaraná Pureza. O novo produto tentava conquistar um público que começava naquele momento a fazer exigências ao mercado: as mulheres. Menos habituadas ao consumo de álcool e ainda avessas ao gosto amargo das cervejas e dos licores, foram elas que pediram ao fundador uma bebida mais leve.
No fim dos anos 1960, a criação tinha dado tão certo que a empresa parou de produzir produtos alcoólicos; hoje o refrigerante representa cerca de 90% de tudo o que a empresa produz, chegando à marca de quase 700 mil litros mensais – tudo isso sem sequer trocar o desenho do logotipo original.
Mercado em expansão
A receita inventada pelo avô de Adelmar é mantida na família Sell, que conta hoje com mais duas gerações sucessoras bem encaminhadas dentro da fábrica: o filho Ricardo Sell, de 54 anos, e o neto Richard Sell, 29 anos. Ambos trabalham na administração da propriedade.
– Parece que o negócio está entranhado na gente. Nós crescemos dentro da fábrica e tenho certeza que ela vai continuar se expandindo por muito tempo – afirma o mais velho dos três.
Continua depois da publicidade
Primeira propaganda do guaraná Pureza, no começo dos anos 1970.
Foto: Reprodução
Ricardo Sell, atual gerente adminstrativo da Pureza, explica que a empresa atua principalmente na Grande Florianópolis, mas que a ideia é aumentar a produção e vender mais para fora da região de origem. Com a grande variedade de marcas consolidadas, o mercado apresenta barreiras quase intransponíveis – mesmo para uma fábrica centenária.
A Leonardo Sell Ltda. produz, além da Pureza, água com e sem gás, refrigerantes de limão, laranja, abacaxi e morango, este último em homenagem ao título de maior produtor da fruta que Rancho Queimado recebeu.
:: Confira o vídeo sobre a trajetória do refrigerante Pureza: