O local Fábio Carvalho foi o campeão do Imbituba Surf Pro, na Praia da Vila, em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina. Com uma nota 9 em sua primeira onda surfada na bateria final, neste domingo, dia 7, ele garantiu o título da terceira etapa do Circuito Catarinense Profissional numa vitória sobre os também catarinenses Guilherme Ferreira (segundo lugar) e Ricardo Ortiz (terceiro) e o gaúcho radicado em Florianópolis Ricardo Azevedo (quarto).

Continua depois da publicidade

Apesar do forte vento nordeste, as ondas melhoraram bastante no último dia, com algumas séries passando de 1,5 metro de altura. Com o terceiro lugar no Imbituba Surf Pro, Ricardo Ortiz assumiu a liderança do ranking catarinense, ultrapassando Raphael Becker, eliminado logo na estréia; enquanto o campeão Fábio Carvalho pulou para a terceira posição.

O resultado do Imbituba Surf Pro ganhou importância após a decisão da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) de promover uma competição entre os surfistas catarinenses para definir as duas últimas vagas de convidados para a etapa do World Championship Tour (WCT) – a elite do circuito mundial – que vai ocorrer no final de outubro, em Santa Catarina.

Um total de 24 atletas vai competir no Tropical Brasil WCT Trials. Oito vão ser convidados pela marca patrocinadora e os outros 16 saem do ranking catarinense deste ano somado com os pontos conquistados no ano passado, com cada atleta descartando o pior resultado destas quatro provas.

Continua depois da publicidade