A Força Aérea Brasileira (FAB) não tem previsão de horário para o retorno ao Brasil do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportará os sobreviventes do incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz. O Hércules, avião normalmente usado no apoio às atividades do programa antártico-brasileiro, decolou da Base Aérea do Galeão por volta das 18h deste sábado, informou o Centro de Comunicação da Aeronáutica. A aeronave fez escala em Pelotas a fim de apanhar kits a serem utilizados nos trabalhos de reparos na estação Comandante Ferraz pela Marinha.
Continua depois da publicidade
A decolagem de Pelotas rumo a Punta Arenas, no extremo sul do Chile, aconteceu às 21h30min. A chegada à cidade chilena deve ocorrer por volta de 3h (horário de Brasília, após o fim do horário de verão). Não há previsão de duração de permanência do avião no Chile.
– Não existe previsão para volta ao Brasil. Na melhor das hipóteses, o Hércules pousará no Galeão na noite de domingo – afirmou o capitão Paulo Costa, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, acrescentando que, em princípio, o voo deve ser de Punta Arenas ao Rio, sem escalas.
A Aeronáutica afirma que o avião tem condições técnicas de fazer traslado de corpos. O Hércules é comandado pelo tenente-coronel Carlos Alberto e tem uma tripulação de oito homens especialmente treinados para operações de apoio ao programa de exploração da Antártica.
Continua depois da publicidade

A Força está preparando um esquema especial de atendimento a familiares e colegas de mortos e sobreviventes do acidente e à imprensa nas dependências do Correio Aéreo Nacional, na Base do Galeão. Na noite deste sábado, não era permitido o acesso de jornalistas à base áerea, que funciona junto ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim – Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.