A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci) multou a concessionária de água e esgoto de Itapema, a Conasa, por danos ao meio ambiente. No final da tarde de terça-feira uma tubulação do emissário de esgoto rompeu na Rua 205, no bairro Meia Praia, provocando um vazamento na praia. O valor da multa aplicada foi de R$ 1 milhão.
Continua depois da publicidade
A equipe de fiscalização da Faaci esteve no local e constatou o vazamento de esgoto da elevatória para a praia. Segundo a fundação, a multa teve como base a Lei Federal 9605/98.
A Conasa confirmou o incidente devido ao rompimento de uma tubulação – as causas ainda estão sendo apuradas. A área, segundo a concessionária, foi isolada pelos técnicos e o plano emergencial para controle de vazão foi ativado.
Conforme a Conasa, o conserto foi finalizado às 23h15 e às 2h30 todo local afetado, praia e calçadão, estava limpo. A assessoria de imprensa da companhia informou que a empresa não foi notificada pela Faaci até o fim da tarde de quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Vazamento de esgoto também ocorreu em Bombinhas
Moradores e turistas de Bombinhas também registraram um vazamento de esgoto de uma elevatória na Praia de Bombinhas, no Centro, dia 29 de dezembro. Na primeira quinzena do mês passado, a prefeitura já havia entrado com uma ação judicial contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) por um vazamento na mesma praia.
A medida foi acatada pela Justiça, que determinou que a Casan fizesse em 24 horas a manutenção do sistema de esgoto sanitário do município e cessasse o vazamento sob pena de multa diária de R$ 50 mil.