O Hino de Garuva diz: “Entre montes e planícies verdejantes, tu nascestes meu lindo torrão. Pelo esforço do pioneiro triunfante que anteviu o valor deste chão”. Essa estrofe traduz a essência do que é Garuva: uma cidade linda por natureza e promissora por vocação.
Continua depois da publicidade
Garuva é uma palavra indígena, nome de árvore cuja madeira é resistente e de ótima qualidade. Conta-se que na época dos colonizadores, havia uma árvore Garuva caída sobre o rio São João e era referência quando se falava do local.
Somos o portal de entrada de Santa Catarina e acesso às praias da região. Nossa natureza é exuberante. É lindo assistir as flores de Jacatirão abrindo-se em tons lilás e branco, além de nossas lindas orquídeas, o que nos torna plateia privilegiada de um espetáculo que se repete diariamente.
O título de Paraíso das Águas se deve à quantidade de rios que banham a cidade. Avistar a Serra do Mar pela primeira vez causa um profundo impacto no espectador, provocando deslumbramento. Existem ainda lendas e mitos tais como: tesouros dos jesuítas escondidos em cavernas, os degraus do Peabiru, Morro do Monte Crista, incrível fonte de energia positiva.
O rio São João alegra por décadas os moradores e turistas que ali frequentam. A Baía do Palmital (pantanal catarinense) é outro destaque com suas pousadas e paisagens, propícia para a pesca do robalo.
Continua depois da publicidade
Amo Garuva pela soma de tudo isso. Aqui encontrei meu amor, construí meu lar, meu pedacinho de paraíso aqui na Terra, aqui no Norte do Estado.
Saiba mais
? População: 15.272 habitantes
? Localização: Norte, a 39 km de Joinville
? Área: 501 quilômetros quadrados
? Emancipação: 20/12/1963
? Características: está no pé da Serra do Mar, na divisa de Santa Catarina com o
Paraná
? Atrativos: Baía Palmital, Cascata do Quiriri, rio São João, turismo rural e artesanato
? Pontos turísticos: Monte Crista e Rio São João
“Conhecer Garuva é se apaixonar pela cidade e desejar desfrutar de todos os seus encantos”.
José Chaves
Prefeito