O encerramento das atividades da Webjet, anunciada pela Gol nesta sexta-feira vai causar a demissão de 300 funcionários em Porto Alegre, conforme o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. Na maioria, são comandantes, comissários, mecânicos e funcionários de check-in.

Continua depois da publicidade

Parte dos funcionários foi avisada da demissão em uma reunião na manhã de hoje, durante uma reunião fechada no Hotel Deville, na Capital. Segundo o secretário-geral do sindicato Leonel Montezana, a categoria vai analisar a possibilidade de ingressar na Justiça contra as demissões.

– Fomos pegos de surpresa com o anúncio e agora vamos estudar uma forma de buscar reparação contra os cortes nos empregos – garantiu.

No Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, funcionários da Gol começaram a recolher o material de check-in relativo à Webjet. Os passageiros que tinham voos marcados da companhia devem procurar os balcões da Gol para atendimento.

Continua depois da publicidade

Entenda o caso

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes informou, nesta sexta-feira, o início do processo de encerramento das atividades da Webjet e a descontinuidade da marca. A primeira medida é a extinção das operações de voo.

Conforme a Gol, um dos motivos para a extinção da Webjet foi porque a empresa possuía um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica.

– As operações mostraram-se inviáveis devido ao alto custo do setor no Brasil e esse modelo deixou de ser competitivo – afirmou o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff.

Continua depois da publicidade

Como consequência do encerramento das operações, a Webjet desliga aproximadamente 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

ORIENTAÇÕES AOS PASSAGEIROS WEBJET

– A Gol informa que todos os todos os clientes da Webjet serão integralmente assistidos pela Gol e terão seus voos garantidos

– Nos aeroportos, os clientes Webjet serão assistidos normalmente nos balcões de check-in da Gol (no Aeroporto Salgado Filho, os balcões ficam no Terminal 1)

Continua depois da publicidade

– Informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento da Gol: (0300 115 2121), inclusive para remarcação de voos, sem qualquer ônus

– Outros canais de comunicação: www.voegol.com.br (site), www.facebook.com/voegol (Facebook), twitter.com/VoeGOLoficial (Twitter) e blog.voegol.com.br (blog), além das páginas da empresa no Orkut e Google+.

CUIDADOS

A coordenadora do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto, recomenda alguns cuidados aos passageiros:

– Todos passageiros que adquiriram passagens da Webjet devem ser avisados formalmente, por escrito, pela Gol, das mudanças.

Continua depois da publicidade

– Os passageiros que desejam embarcar devem viajar em voos com a mesma duração

– Aqueles que não desejarem viajar pela Gol devem ser ressarcidos

– Caso os passageiros não consigam embarcar ou não conseguirem receber o ressarcimento, devem procurar a ajuda do Procon Municipal, pelo telefone 3289-1774 ou na sede do órgão (Rua dos Andradas, 686)