O perfil do novo consumidor brasileiro e os desafios de gestão dos supermercadistas estarão em destaque nesta semana em Joinville. Até a sexta-feira, a cidade será o ponto de encontro de empresários de todo o Estado durante a 27ª edição da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper), cuja cerimônia oficial de abertura acontece hoje, às 20 horas, na Expoville.
Continua depois da publicidade
Considerado um dos principais eventos do segmento no País, a Exposuper deverá bater recorde de público em 2014: 35 mil pessoas são esperadas para os três dias da feira de negócios e palestras, que começam amanhã. A estimativa é de que a convenção movimente R$ 100 milhões em negócios.
Ao todo, a Expoville será palco de mais de 40 palestras. Na feira de negócios, serão 200 expositores nacionais e internacionais com soluções diversas que contemplam todo o universo supermercadista. De acordo com Antonio Poletini, coordenador-geral da Exposuper, o evento vai agregar alguns diferenciais que fizeram sucesso nas edições anteriores, entre eles, uma área exclusivamente dedicada aos pequenos produtores catarinenses, numa parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Pesca e Epagri.
– A Exposuper é um dos principais eventos de negócios e de conhecimento do varejo supermercadista de Santa Catarina e um dos melhores do País, por isso todos os anos tentamos nos fortalecer como uma referência em termos de organização – explica Atanázio dos Santos Neto, presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), organizadora da feira.
Painéis temáticos e palestras
Continua depois da publicidade
Um importante diferencial da Expoville é o foco no diálogo e nas oportunidades para os donos de minimercados ou supermercados de pequeno ou médio porte, que representam quase 80% do público visitante.
Na parte dedicada ao congresso, a exemplo dos anos anteriores, o evento terá novamente o formato dos painéis temáticos e palestras, tudo simultâneo em seis auditórios. Serão abordados temas referentes ao Programa Alimento Sustentável e ao Programa de Rastreabilidade do Alimento, ambos desenvolvidos pela Acats, além de debates sobre liderança, prevenção de perdas, gestão de compras, consumo consciente e redução da rotatividade.
Para nortear o ciclo de debates, as palestras magnas serão conduzidas por Waldez Ludwig, Renato Meirelles e José Luiz Tejon, nomes consagrados do mercado brasileiro de palestrantes para o segmento corporativo. Eles vão destacar as inovações tecnológicas e as tendências do setor supermercadista não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. A programação completa da exposição pode ser acessada no site oficial do evento, em www.exposuper.com.br.
Espaço para os pequenos produtores
A edição de 2014 da Exposuper vai resgatar das edições anteriores grandes projetos que caíram no gosto do público e se tornaram um diferencial. Um deles é o plano Pequenos Produtores, parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) para capacitar os pequenos produtores rurais da agricultura familiar.
Continua depois da publicidade
O visitante também poderá visitar uma das empresas do estande coletivo do Sebrae-SC, que reúne empresas participantes do Programa Nova Economia, com o qual são desenvolvidos projetos nos setores de alimentos e bebidas. As empresas participantes recebem consultoria tecnológica e acompanhamento de suas atividades.
Serviço
O quê: 27ª Exposuper.
Quando: de 2 (abertura) a 5 de junho. A partir do dia 3, a programação do congresso tem início às 9 horas.
Onde: complexo da Expoville (rua 15 Novembro, 4.315, bairro Glória).
Mais informações: www.exposuper.com.br.