A 15ª edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (20) em Joinville. A programação do evento tem atividades artísticas como: exposições, ações educativas, debates e visitas em patrimônios da cidade. As atrações acontecem de forma híbrida (presencial e online) e são gratuitas.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O secretário da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Guilherme Gassenferth, conta que, em virtude da pandemia, os locais que abrigam as obras estão retomando o contato com os amantes da arte aos poucos.
“Estamos, desde o início do ano, nos reestruturando para poder abrir novamente os espaços ao público. No primeiro semestre, voltaram ao atendimento presencial, com todo regramento sanitário, o Arquivo Histórico, o Memorial da Bicicleta e o Cemitério dos Imigrantes. Seguimos trabalhando para avançar a abertura das unidades com toda a segurança”, pontua Gassenferth.
Confira a programação da Primavera dos Museus 2021:
Museu de Arte de Joinville (MAJ)
O MAJ realiza na terça e quarta-feira (21 e 22/09) a limpeza e higienização das obras do jardim do museu, ao todo são mais de 10 esculturas que fazem parte do acervo, entre elas obras de Helena Montenegro e Mario Avancini.
Continua depois da publicidade
*O que: Limpeza e higienização das esculturas
*Local: Jardim do MAJ
*Data: 21 e 22 de setembro
*Horário: 8h às 14h (sujeito a cancelamento caso chova)
*Quanto: Gratuito
Além disso, de terça-feira (21) até domingo (26), o visitante poderá conferir a exposição temporária “Baú de Memórias”, no porão do MAJ, que celebra os 45 anos do museu. No local, será possível conhecer um pouco da história da sede do espaço, uma casa construída por Ottokar Doerffel.
*O que: Exposição Baú de Memórias
*Local: Porão do MAJ
*Data: 21 a 26 de setembro
*Horário: 10h às 16h
*Quanto: Gratuito
O público também será convidado para visitar a Biblioteca Harry Laus, especializada em arte, museologia e patrimônio. Poesias e textos selecionados pela equipe serão oferecidos durante a exibição. O atendimento no local será das 10h às 16h e a entrada é franca.
Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
O Museu Nacional de Sambaqui (MASJ) promove na terça-feira (21) um debate on-line com o tema “Museus: perdas e recomeços – o fogo e a água”, que visa tratar de problemas estruturais com os quais os espaços precisam lidar. A iniciativa receberá como palestrantes a arqueóloga e bioantropóloga do Museu Nacional do Rio e Janeiro (MNRJ) Cláudia Rodrigues Carvalho, o historiador e educador do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Gerson Machado e contará com a mediação da historiadora e coordenadora do museu, Adriana dos Santos.
*O que: Colóquio patrimonial – “Museus: perdas e recomeços – o fogo e a água”
Continua depois da publicidade
*Local: YouTube do CMPC (youtube.com/cmpcjoinville)
*Data: 21 de setembro
*Horário: 19h
*Quanto: Gratuito
Museu Casa Fritz Alt
O Museu Casa Fritz Alt vai realizar no sábado (25), o retorno do Percurso Cultural. A proposta, que era realizada até antes da pandemia, leva o público a um passeio pelo centro da cidade, visitando cinco pontos em que estão expostas obras de Fritz Alt. A mediação do trajeto é feita pela equipe do museu e a participação não depende de agendamento prévio.
O roteiro inicia no Busto de Dona Francisca, localizado na Rua das Palmeiras, e passa em frente ao prédio da Biblioteca Municipal Rolf Colin, ao Palacete Schlemm, da Sociedade Harmonia Lyra e finaliza na primeira obra pública do artista, o Monumento ao Imigrante da Praça da Bandeira.
*O que: Percurso Cultural Fritz Alt
*Local: Centro da cidade (inicia em frente à Rua das Palmeiras)
*Data: 25 de setembro
*Horário: 10h
*Quanto: Gratuito
> Receba os destaques de Joinville e região no seu e-mail
Outros lugares marcantes para a história joinvilense como Memorial da Bicicleta e o Cemitério dos Imigrantes, podem ser acessados de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Todos os regramentos sanitários são respeitados, como uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool gel.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Contratação de projeto para duplicação é suspensa em Joinville
Qual a pendência do momento para a construção da Ponte Joinville
JEC quer torcida na Arena para enfrentar o Uberlândia pela Série D