Com o intuito de resgatar a rica identidade cultural de Santo Amaro da Imperatriz, a exposição de telas “Santo Amaro Antiga” chega ao Continente Shopping, em São José, no dia 16 de maio, próximo à loja Zara. A mostra possui 12 telas em estilo “naif” do pintor santo-amarense Sebastião da Cruz.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Os quadros são inspirados em fotografias e gravuras antigas do acervo dos fotógrafos Sílvio Knaben e Juliano Souza da Silva. As imagens remetem ao ano de 1850, cinco anos após a visita do Imperador Dom Pedro II e sua esposa Tereza Cristina às terras do Arraial de Sant’Ana do Cubatão. Além disso, os quadros retratam a freguesia de Santo Amaro do Cubatão do início do século XIX, os casarões de 1930, os desfiles cívicos das décadas de 50 e 60, além de enchentes do Rio Cubatão, posses de prefeitos e a famosa festa local do Divino Espírito Santo.

Casarão da família Mansur Elias - anos 30
Casarão da família Mansur Elias – anos 30 (Foto: Sebastião da Cruz / Reprodução)

Em todo esse período, Santo Amaro se denominou “Arraial de Sant’Ana do Cubatão“, passando depois por algumas mudanças de nome, como “Santo Amaro do Cubatão“, “Cambirela” e, finalmente, Santo Amaro da Imperatriz. A exposição fica até o dia 30 de maio e a visitação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Hospital de Caldas do Cubatão
Hospital de Caldas do Cubatão (Foto: Sebastião da Cruz / Reprodução)

O que é arte naif?

A arte naif ou arte primitiva moderna é produzida por artistas sem formação acadêmica. Caracteriza-se pela simplicidade e ausência de elementos formais da arte tradicional ocidental, como a perspectiva, harmonia cromática, composição, desenho clássico com correção anatômica ou mesmo referências tradicionais das pinturas de gênero.

Serviço

O quê: exposição “Santo Amaro Antiga”

Quando: de 16 a 30 de maio

Onde: Continente Shopping, próximo à loja Zara

Quanto: visitação gratuita

Como chegar: