Entre 1951 e 1952, foi ao ar a primeira telenovela brasileira: Sua Vida Me Pertence, de Walter Forster, exibiu 20 capítulos de 15 minutos cada e trouxe no elenco futuras estrelas como Lima Duarte e Vida Alves. Seis décadas depois, a dramaturgia se tornou um dos principais produtos da televisão nacional entre o público brasileiro e também no exterior.

Continua depois da publicidade

Produções antigas e recentes como Escrava Isaura (1976) e Caminho das Índias (2009) ganharam dublagens e foram exibidas em mais de 70 países cada uma, para citar apenas dois exemplos de grande repercussão. O resgate dessa trajetória do gênero, que acompanha as mudanças da sociedade brasileira há mais de meio século, pode ser conferido a partir desta sexta-feira, na exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira.

– A telenovela demonstra, através de suas histórias, os costumes, as épocas e o próprio jeito de ser do brasileiro. Além de ser um produto de exportação e uma vitrine do Brasil lá fora, fica marcada na trajetória das pessoas – explica o curador nacional da mostra, Elmo Francfort.

Ao todo, são mais de 270 itens entre fotografias, figurinos, televisores antigos, vídeos, trilhas sonoras, equipamentos, objetos de cena e raridades como a primeira câmera utilizada na televisão brasileira, em 1950. A mostra também conta com dezoito painéis fotográficos e a reprodução de uma sala de estar típica dos anos 1950.

Continua depois da publicidade

A exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira, que já passou por outras 13 cidades do país, será lançada hoje em evento fechado, com a presença de Karolina Casting e Vida Alves, atriz que protagonizou o primeiro beijo em uma novela brasileira. Amanhã, a mostra abre para o público.

Agende-se

O quê: exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira

Quando: de 14 a 28 de dezembro

Onde: vão central do Continente Park Shopping, em São José

Dias 14, 15, 23, 26, 27 e 28: das 10h às 22h

De 17 a 22: das 10h às 23h

Dia 24: das 10h às 17h

Dia 25: o shopping estará fechado

Quanto: gratuito