Uma mostra fotográfica gratuita em Ibirama vai “tirar da gaveta” imagens que mostram o passado de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. São memórias guardadas — e até agora pouco conhecidas pelo público em geral — que trazem detalhes do cotidiano das famílias de descendência italiana. Veja algumas das fotos selecionadas abaixo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
A exposição será no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Batizada de “Memórias Territoriais: Traços da imigração italiana através de fotos de família e comunidade”, a mostra ocorrerá entre os dias 3 e 10 de abril, no bloco Imbuia, sede da instituição, em Ibirama. São retratos sobre as famílias de origem italiana que colonizaram a região de Presidente Getúlio entre 1920 e 1935.
O projeto de extensão da Udesc contou com uma parceria entre a instituição e o Circolo Trentino di Presidente Getúlio, que disponibilizou os documentos para digitalização. Assim, é possível contar melhor a história da ocupação das famílias dos imigrantes, acredita o coordenador do projeto, Rafael Rossi Schafer:
— A exposição conta com 15 imagens históricas. Uma oportunidade de, para uns, revisitar o passado, e para outros, conhecer um pouco do que foi a nossa região no período de colonização — diz.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos
Leia mais
Como era Balneário Camboriú no passado? Fotos surpreendem ao revelar uma pacata cidade