Ao longo dos últimos dois séculos, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos reuniu um precioso acervo de objetos que são utilizados na Procissão do Senhor dos Passos – considerada a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Procissão do Senhor dos Passos completa 250 anos e pode se tornar Patrimônio Cultural Brasileiro
São quadros, vestimentas, doações de pagadores de promessas, entre outros itens de relevância histórica imensurável que hoje podem ser apreciadas pelo público na exposição 250 anos da Procissão do Senhor dos Passos, que está aberta para visitação gratuita na Rua Jerônimo Coelho, nº 185, no Centro de Florianópolis.
A historiadora Wendy Volppe, juntamente com André Silva, do Centro de Memória da Irmandade, assinam a curadoria da mostra.
Continua depois da publicidade
– As peças expostas são apenas uma parte do acervo que atualmente encontra-se aos cuidados da Fundação Senhor dos Passos e do Museu Sacro da Capela Menino Deus – explica Wendy.
André conta que entre as relíquias, vale destacar um antigo manto da imagem do Senhor Jesus dos Passos e um oratório com mais de 100 anos.
– São peças datadas do início século XX, em perfeito estado de conservação – avalia.
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
Além do acervo físico, a exposição também conta com uma atração audiovisual: um vídeo institucional é exibido aos visitantes que passam pelo local, com imagens emocionantes da multidão que todos os anos lota as ruas do Centro da Capital em um ato de devoção e fé ao Senhor Jesus dos Passos.
Continua depois da publicidade
Os fiéis que quiserem levar um souvenir para casa, podem adquirir no local, entre outros itens, camisetas, medalhas, miniaturas da imagem do Senhor Jesus dos Passos e o CD 250 Anos da Irmandade Senhor Jesus dos Passos da Camerata Florianópolis. O valor arrecadado com as vendas será revertido em doação para a Irmandade.
A exposição 250 anos da Procissão do Senhor dos Passos ficará aberta até o dia 11 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas.