Depois de um sonho revelador, Tercília dos Santos diz ter acordado com a habilidade de pintar. Pegou pincéis, tintas e, no mesmo dia, começou a criar suas telas supercoloridas.
Continua depois da publicidade
Duas décadas depois, ela calcula ter produzido mais de 300 quadros – os mais recentes estarão reunidos a partir desta quinta-feira na exposição Primavera de Tercília, em Florianópolis.
Seu estilo tem como foco principal a arte naïf, a pintura moderna primitiva. Os principais elementos dessa vertente artística são as cores intensas, formas e arranjos geométricos e temáticas da infância ou folclóricas. Para Tercília, pintar é um ato de libertação do espírito.
– Volto à infância com uma liberdade indescritível. Posso delirar nas cores, porque o artista autodidata naïf não tem compromisso com isso – descreve.
Continua depois da publicidade
Nascida em Piratuba, no Oeste do Estado, mas morando em Florianópolis há muitos anos, a artista costuma produzir rápido: consegue fazer uma tela em apenas um dia. Na mostra também estarão expostos alguns enfeites e pequenos móveis, como uma poltrona decorada com sua pintura. Todos os objetos estarão à venda.
Agende-se
O quê: mostra Primavera de Tercília
Quando: abertura nesta quinta-feira às 19h. Visitação até 6/10: segundas, quartas, quintas e domingos, das 10h às 20h; sextas e sábados, das 10h às 22h
Onde: galeria da Casa Açoriana (Rua Cônego Serpa, 30, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis)
Quanto: gratuito