Um berço para recém-nascidos que vira escrivaninha e que ainda vem um tampo de quadro-negro para escrever e desenhar com giz. Games educativos que simulam jogos envolvendo fotossíntese das plantas, a separação de lixo e os espelhos planos e a refração. O primeiro fogão de três bocas que se tem notícia no Brasil. E uma embalagem plástica que, em vez de 100 anos, leva menos de 12 meses para se decompor, graças ao uso de recursos naturais da batata e do milho na sua produção.

Continua depois da publicidade

Embora bem diferentes entre si, todos esses produtos de design inovador têm ao menos três pontos em comum: foram pensados e criados em Santa Catarina e estão, neste momento, reunidos num mesmo lugar, em Florianópolis – a exposição Index SC. Itinerante, a mostra foi aberta na última sexta-feira no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Principal evento que antecede a vinda da Bienal Brasileira de Design para Santa Catarina em 2015, a Index surgiu para aproximar o conceito “design” da vida das pessoas e chamar a atenção para o quanto os catarinenses estão avançados em relação ao assunto. No total, são 38 itens expostos, fabricados por 15 empresas sediadas no Estado – como a Meu Móvel de Madeira, de Rio Negrinho (que criou a cama auxiliar e escrivaninha Agarradinho), a Mentes Brilhantes, de Florianópolis (autores dos games Desafio Fotossíntese, Desafio Óptico e Desafio Reciclagem), a Mueller, de Timbó (fabricantes do Fogão Sorella Destro Inox 3 Bocas) e a C-Pack, de São José (criadores do Tubo Plástico 100% Biodegradável Compostável), citados acima.

– Santa Catarina já é um estado industrializado, mas sem cultura de design. Por isso, a necessidade de reforçar esse conceito entre os consumidores – afirma a coordenadora da Bienal, a designer Roselie Lemos.

A mostra fica na Capital até 30 de junho e depois volta a percorrer novamente o interior – até setembro, deve passar ainda por Blumenau, Balneário Camboriú e São José.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO

O quê: Exposição Index SC – 2ª edição

Quando: até 30 de junho, das 10h às 20h30min (terça a sábado) e das 10h às 19h30min (domingos e feriados)

Onde: Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Bairro Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito