A exposição “Negativo e Positivo”, do artista plástico Valdir Nichellatti, abre as portas para o público nesta terça-feira (11), às 19h30, no Galpão 3 da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj). A sofisticação e a beleza da cerâmica chulucana, reproduzida em 47 peças, entre vasos, vasilhas e pássaros, de diversos tamanhos estarão dispostas para visitação.

Continua depois da publicidade

A abertura do evento será regada a muita música, com a maestrina Fabrícia Piva e a cantora joinvilense DaLou. A exposição vai até dia 2 de julho, das 14 às 17 horas, e conta com a curadoria de Sonia Rosa. A entrada é gratuita.

A pesquisa sobre a técnica chulucana iniciou-se em 1999, quando o artista Valdir teve o contato com as obras, por meio do ceramista peruano conhecido como Maneno. Na época, o artista esteve em Joinville para dar um curso na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, mas Valdir não pôde participar.

Autodidata, o artista joinvilense iniciou uma trajetória na técnica, com diversas tentativas e busca pelo acerto. A ideia do título da exposição, segundo Valdir, é justamente sobre a técnica de queima do barro, da impressão das cores, já que as peças são escuras devido ao processo da queima e necessita de moldagem da cor, com argila colorida.

Continua depois da publicidade

O processo da produção cerâmica é moroso, exige dedicação e precisão no tempo certo das secagens, queimas, polimento e coloração da peça. Para produzir uma escultura, por exemplo, Valdir levou em média de dez a 15 dias, dependendo da secagem da peça.

– Não fiz curso algum, fui pesquisando em vídeos no YouTube, na internet e tentando fazer sozinho -, explica.

Com a prática, ele conseguiu aperfeiçoar o trabalho, e também contou com o auxílio do artista peruano, que deu algumas dicas via internet. Todas as obras foram produzidas desde 2012 e possuem diferentes tamanhos de 20 a 50 centímetros. Também estarão à venda, com valores a partir de R$ 50, de acordo com o tamanho da cerâmica.

Continua depois da publicidade

::Serviço::

O quê: Exposição “Negativo e Positivo”.

Quando: até 2 de julho, das 14 às 17 horas.

Onde: galpão 3 da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj).

Quanto: gratuito.

Nova gestão na Aaplaj

A Aaplaj conta com um novo grupo de integrantes para a gestão 2013/2015. Eleita presidente da associação no dia 7 de maio, a artista Solange Simas assumiu as atividades no dia 23. A exposição “Negativo e Positivo” é o primeiro evento realizado pelos eleitos.

Ampliar a arte para todos os públicos da cidade e criar um diálogo com outras linguagens artísticas é um dos objetivos de Solange, além de atrair novos associados. Atualmente, a Aaplaj conta com cerca de 60 artistas.

– Joinville possui muitos artistas, mas estão dispersos e queremos trazê-los para associação, pois juntos teremos mais força-, aponta.

Continua depois da publicidade

Os planos de melhoria estão focados na formação de público, principalmente pela melhoria da estrutura física da associação, feita pela gestão anterior, aponta.

– Queremos produzir eventos e conciliar com outras formas de arte, para que as pessoas se sintam em uma comunidade artística completa, se sintam contaminadas pela arte – , enfatiza.