Com detalhes se conta uma história: a gargalhada incontida, os olhos fechados para execução de um solo, a concentração antes da próxima canção, o aperto de mãos dos amigos de 30 anos depois de tocarem aquela mesma canção de antigamente. São cenas-flagrantes do Expresso, da trajetória da banda que foi ícone da música catarinense nos anos 1980, feitas pelo fotógrafo Eduardo Trauer. Em 33 imagens ele procura exprimir como é a atmosfera de amizade do grupo. Os registros fazem parte da exposição Harmonia – Expresso Rural, que abre hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

As fotos são seriadas e começaram a ser feitas em 2007, no show que marcou o reencontro dos músicos e homenageou o ex-tecladista Marcio Correa, morto em 2005. São imagens que reforçam o estilo das composições do Expresso, como Certos Amigos, Harmonia – que dá nome à mostra -, Sol de Sonrisal, Nas Manhãs do Sul do Mundo e tantas outras.

– Essa atmosfera da banda está nas próprias letras. Além de poéticas, foram escritas no começo dos anos 1980 e não são apenas atuais, como também futurísticas. São músicas que falam de amizade, de coisas simples, de humildade – diz Trauer.

Para Zeca Petry, guitarrista e violonista do grupo, esse tal clima nada mais é que a consequência do encontro de amigos que gostam de fazer música.

Continua depois da publicidade

– Fizemos canções que tocaram o coração das pessoas e por isso tocamos juntos ainda hoje. Na medida em que o tempo passa ficamos mais sensíveis ao fazer música. A gente toca se curtindo – diz Petry.

A história da banda Expresso começa em 1981, então auge dos festivais de música estudantis. Em 1983 o grupo lança o primeiro disco, Nas Manhãs do Sul do Mundo – um fenômeno que chegou a vender mais do que Roberto Carlos em Santa Catarina naquele ano.

Eduardo Trauer conheceu o grupo em 1986 e se interessou pelo estilo, o rock rural e as influências de bandas como o 14Bis, de quem também era fã. Por um tempo o fotógrafo, que é professor de Marketing Estratégico na Udesc, acompanhou o grupo apenas como admirador para só depois começar a fotografá-los. As fotos em preto e branco estarão à venda e parte da renda será destinada à Escola de Cães Guias Helen Keller, de Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Atualmente o Expresso, formado por Volnei Varaschin (voz, guitarra e violão), Daniel Lucena (voz e violão), Paulo Back (voz, baixo e violão), Marcos Ghiorzi (bateria), Ricardo Malagoli (bateria), Tayrone Mandelli (sax e flauta), além de Zeca Petry – se apresenta uma ou duas vezes por mês. Embora os integrantes tenham muitas composições, não planejam por enquanto nenhum disco de inéditas. Querem lançar uma coletânea com as 18 melhores canções.

:: Agende-se

O quê: Exposição Harmonia – Expresso Rural, do fotógrafo Eduardo Trauer

Quando: Hoje, 19h (abertura). Visitação até 27/7, de terça a sábado, das 10h às 20h30min, domingos e feriados, das 10h às 19h30min

Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)

Continua depois da publicidade

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3664-2651