O Museu de Arte de Joinville (MAJ) e o Instituto Luiz Henrique Schwanke realizam, nesta sexta-feira, às 20 horas, a abertura da exposição “Môa 40 Anos” no Anexo I da Cidadela Cultural. A mostra tem curadoria de Alena Rizzi Marmo Jahn. Além da exposição, haverá também o lançamento do livro “Môa 40 Anos”. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

>> Sabia tudo sobre os eventos culturais em Joinville e região

A exposição “Môa 40 anos”, conforme sugerido pelo título, trata de uma retrospectiva da trajetória de 40 anos de Moacir Moreira, artista joinvilense, hoje radicado em Porto Alegre, que dedicou uma vida inteira em prol da arte e do desenvolvimento do contexto artístico da cidade de Joinville.

Partindo da produção de aquarelas sobre papel arroz instauradas nos anos 70, a mostra perpassa os trabalhos em pontilhismo dos anos 80, assim como os emulsionados da década de 90 e as revoadas em tunim iniciadas nos anos 2000.

-A exposição permite voltar-se ao início dos anos 70, e acompanhar o desenvolvimento de sua poética. Tendo como ponto de partida a produção das aquarelas sobre papel-arroz, percebe-se que não é apenas dos pássaros que parte a sua produção-, diz Alena Marmo em texto curatorial sobre a exposição.

Continua depois da publicidade

A exposição é realizada pelo Instituto Luiz Henrique Schwanke/ MAC Schwanke, como parte de um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e tem o apoio da Fundação Cultural de Joinville. Por meio desse projeto que foi realizada a publicação do primeiro livro sobre o percurso desse artista.

A trajetória de Môa, de mais de 40 anos de produção, é marcada por pesquisa e experimentação no campo da pintura. Como artista inquieto com o contexto social e artístico no seu entorno, tem uma participação ativa na cidade, destacando-se como um dos artistas mais atuantes.

A exposição “Môa 40 Anos” permanece aberta até o dia 7 de dezembro. O Museu de Arte de Joinville funciona de terça a sexta, das 9 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h. A entrada é gratuita.