Ela já foi loira, ruiva e morena. Hoje, Elizabete Firmino, 60 anos, assume os cabelos grisalhos. Não que algum dia eles representaram um problema, mas quando o câncer de mama surgiu, a aposentada encontrou nas perucas uma forma de manter a autoestima elevada. O período de quimioterapia foi exaustivo. Isso sem contar a necessidade de tirar uma das mamas.
Continua depois da publicidade
Agora, superada a doença, ela decidiu usar a história pessoal para alertar outras mulheres à necessidade do autoexame e de seguir o tratamento até o fim. Elizabete estrela uma exposição conjunta do CIC Blumenau e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Pousou, ao lado de outras 13 mulheres, para a fotógrafa Mariana Florêncio sem esconder a cicatriz deixada pelo diagnóstico.
É possível conferir a exposição Revigorar no segundo andar do CIC Blumenau, na Rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte. Ela segue aberta até o fim deste mês. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, das 8h às 18h30min. Não é cobrada entrada.

Continua depois da publicidade