A exposição que reúne a nova geração de artistas contemporâneos de Santa Catarina, representada pelos três finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea, está aberta para visitação até domingo (15). A mostra coletiva está em exposição no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da Grande Florianópolis pelo Whatsapp

Com olhar voltado para temas como gênero, sexualidade, miscigenação, decolonialidade e o cotidiano, o artista Mauricio Igor foi o grande vencedor da 9ª edição do Prêmio. O anúncio foi feito em novembro, na abertura da mostra. Como prêmio, Igor fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.

O consenso entre o júri da edição 2022 é que foi uma das seleções mais interessantes dos últimos anos, com artistas de altíssimo nível. Os outros dois finalistas da competição Bill Or (Itajaí) e Lucas Pereira Elias (Sombrio) também estão com obras expostas.

Marisa Monte revela desejo que quer realizar nas praias de SC; confira entrevista

Continua depois da publicidade

Em comum, os três finalistas são artistas jovens mas com uma trajetória já muitíssimo consistente. No entanto, as percepções de mundo entre os três são muito diferentes e eles utilizam mídias e suportes singulares.

Bill Or, de Itajaí, por exemplo, pesquisa relações entre literatura e artes visuais, ficção e realidade, hardware e software, a partir de procedimentos de apropriação, coleção e edição com desdobramentos em performances, textos, áudios, vídeos, fotografias, desenhos e publicações.

VÍDEO: Último show de Gal em SC teve música que marcou o fim da ditadura militar no Brasil

Já Lucas Pereira Elias elabora narrativas poéticas e políticas a partir da observação de objetos cotidianos, principalmente em aquarela sobre papel, bordado e acrílica sobre lona.

A exposição ocorre até domingo, em Florianópolis, no Espaço Lindolf Bell (CIC), das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade