Os alunos e professores da Olaria Beiramar de São José, na Grande Florianópolis, produziram peças em cerâmica para celebrar o folclore e os 270 anos da colonização açoriana em Santa Catarina. O trabalho pode ser conferido no hall da Prefeitura de São José, onde ficará exposto até o dia 5 de setembro, das 8h às 19h, com entrada gratuita.
Continua depois da publicidade
A exposição tem o objetivo de mostrar que a arte figurativa continua viva no município por meio das mãos dos artesãos de São José, que dão forma e cor às figuras de barro, objetos expressivos e tradicionais da cultura açoriana.
— A exposição é o resultado de uma trajetória que começamos com os alunos em sala de aula. Durante meses cada um deles foi compondo as peças com um jeito peculiar de trabalhar — comenta Newton Souza, mestre oleiro.
Para Marilda Costa da Silva, aluna da olaria, retratar a dança do pau-de-fitas no barro foi uma experiência única que a remeteu aos tempos de infância.
Continua depois da publicidade
— Na época da escola brinquei muito dançando o pau-de-fitas, por isso, quando surgiu a ideia, logo pensei neste contexto para criar a minha peça dentro da exposição que é um trabalho que eu amo fazer — conta.
A Olaria Beiramar foi criada há 14 anos e oferece oficinas de cerâmica utilitária e figurativa regional, ministradas pelos mestres oleiros José Geraldo Germano e Newton Souza. Atualmente, cerca de 60 alunos realizam as atividades promovidas pela escola. Quem tiver interesse em saber mais sobre a escola pode ligar no telefone (49) 99989-0368 ou mandar um e-mail para aapaobemsj@gmail.com.
Serviço
O quê: Exposição Nosso Folclore, da Escola Olaria Beiramar de São José
Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, até 5 de setembro
Onde: Hall de entrada do prédio da Prefeitura de São José
Entrada: Gratuita
Leia também
Artistas de Florianópolis já podem se inscrever no edital de apoio às culturas
Projeto “Pescadores de Cultura” promove aula de música para crianças e jovens