O que um pássaro, o Boi de Mamão e um cangaceiro têm em comum? Eles fazem parte da exposição de Luciano da Costa Pereira que nesta quinta-feira, às 19 horas, na galeria da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj).
Continua depois da publicidade
A mostra reúne 23 quadros na técnica acrílica sobre tela e 22 colagens que serviram de referência para as pinturas – todos inéditos e elaborados entre abril e setembro deste ano. As telas estão à venda, por valores entre R$ 150 e R$ 2.600.
A partir de fragmentos de recortes de revistas, o artista utiliza a colagem para criar novas formas cheias de cor e personalidade. Conforme explica Luciano, “cada quadro apresenta imagens de figuras que evocam animais (Peixe, Pássaro, Cachorro, Gato e Galo), cultura popular (Bernunça e Boi de Mamão), tipos de pessoas (Rei, Cangaceiro e Palhaço) ou música (Jazz)”.
– Essas figuras surgem como resultado de uma montagem com pedaços de figuras gráficas, inclusive letras, que perdem o sentido original e passam a ter outro sentido. Acredito que esse é o ponto.
Continua depois da publicidade
O QUÊ: exposição de pinturas e colagens do artista Luciano da Costa Pereira.
QUANDO: lançamento em 07/11 (quinta-feira), às 19 horas. A mostra vai até 30 de novembro.
ONDE: Galeria da Aaplaj, na Cidadela Cultural Antarctica, em Joinville.
QUANTO: entrada gratuita.
O artista
Participou, em 1985, do 2º Prêmio Pirelli de Pintura Jovem no MASP – SP. Realizou várias exposições coletivas e individuais. Entre os salões que participou, destacam-se o 44º e 47º Salão Paranaense. Participou de exposição coletiva no Taipei Fine Arts Museum, em Taiwam; 10 Pintores Catarinenses no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre; 20 Artistas de Santa Catarina na Fundação Prometheus Libertus, em Florianópolis, entre outras. Realizou exposições individuais no Museu de Arte de Santa Catarina, no Museu de Arte de Joinville, na Galeria Lascaux, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e na Galeria Municipal de Blumenau. Obteve premiação nas 16ª, 18ª e 19º Coletiva de Artistas de Joinville (MAJ), na 1º Mostra da Paisagem Urbana (Aaplaj) e Prêmio Internacional de Artes Plásticas Brasil Extremo Oriente (Taiwam). Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (1991/1992), diretor do Museu de Arte de Joinville (1994 a 1996) e coordenador da Escola de Artes Fritz Alt (2003). Foi coordenador do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville, desde sua implantação, em 2006, até 2011. Em 2012, coordenou a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura, onde é professor na escola de Artes Fritz Alt. É formado em Design de Produtos (Univille) e pós graduado em administração pública e gerência de cidades (Uninter).