A exposição “Língua louca”, da artista Letícia Cardoso, abre nesta sexta (12) de janeiro, no Espaço Paulo Gaiad, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A exposição com a temática da voz e mudez (silêncio) feminina traz pinturas, vídeos, instalações e performances que ficarão disponíveis para visitação até 31 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O projeto Língua Louca aborda o tema do “feminino histérico”, explorando o estereótipo associado a esse conceito. A artista responde a essa questão usando linguagem artística para enfrentar a longa batalha contra a violência direcionada aos corpos femininos.

A obra também explora a ideia de histeria, uma condição patologizada no século 19 pelo médico Jean-Martin Charcot, na qual as mulheres eram submetidas a tratamentos. Muitas vezes, essas mulheres se apaixonavam pelos médicos, atendendo às expectativas que envolviam os sintomas dessa condição.

— A articulação da língua louca para mim também é uma resistência à submissão feminina em tentar corresponder a uma imagem idealizada como mulher. Acredito na arte contemporânea como uma estratégia criativa para reagir a este estereótipo ainda impresso na linguagem — afirma Letícia Cardoso.

Continua depois da publicidade

Além das pinturas, a exposição tem vídeos, instalações e performances que se desdobram em narrativas e ficções. É parte do projeto Língua Louca, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Municipal (Fundação Franklin Cascaes), uma publicação e uma oficina para mulheres vítimas de violência na Ilha de Santa Catarina para amparar e empoderar as vítimas de violência.

Letícia Cardoso faz exposição sobre voz e mudez feminina em Florianópolis (Foto: Divulgação, José Rafael Mamigonian)
Letícia Cardoso faz exposição sobre voz e mudez feminina (Foto: Divulgação, José Rafael Mamigonian)

Serviço

  • O que: Exposição “Língua Louca”, de Letícia Cardoso
  • Abertura: 12 de janeiro de 2014, às 19h
  • Visitação: 15 a 31 de janeiro de 2024
  • Local: Fundação Cultural BADESC – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Leia também

Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, está com novo Diretor de Artes

Fatto a Femme chega a sua 50ª edição e promove feira especial em Jurerê

Ex-protagonista de “Malhação” viraliza ao ganhar kombi de fãs