Já se vão mais de 20 anos desde que o artista joinvilense Juarez Machado passou três meses visitando os vinhedos de Bordeaux, ao Oeste da França, para fazer uma pesquisa profunda sobre os jardins, a colheita, a transformação da uva em líquido e, enfim, a degustação do vinho.
Continua depois da publicidade
O resultado dessa andança foi a criação de 54 telas em homenagem à bebida e as relações construídas em torno dela. Pela primeira vez, estas imagens estão expostas em Santa Catarina, em gravuras e serigrafias que podem ser apreciadas na vinícola Villa Francioni, em São Joaquim.
Desde 27 de julho, a exposição “Castelos de Vinho” ocorre na galeria de arte da vinícola, com visitação gratuita.
– Fiquei comovido com a beleza de um chateau no meu Estado, principalmente porque são estes lugares que as pessoas apaixonadas pelo vinho, pela comida e pela boa mesa, frequentam – afirma Juarez.
Continua depois da publicidade
Estas são paixões antigas do artista, que ele afirma estarem, finalmente, crescendo no Brasil. As cenas observadas por Juarez na viagem pelo interior da França estão no quadro, com cores que remetem à experiência sensorial proporcionados pela viagem, como o verde das parreiras, o roxo tinto das uvas e o marrom dos barris.
Na Villa Francioni, as 22 gravuras dos castelos de vinho expostas estão à venda, assim como o livro “Châteaux Bordeaux”, que reúne todas as reproduções das telas produzidas para a exposição homônima, rebatizada para a versão catarinense.
Já os quadros originais, produzidos em 1988, não são mais comercializados: eles fazem parte da coleção pessoal de Juarez, que pretende guardá-los para tê-los por perto quando quiser degustar um bom vinho.
Continua depois da publicidade
AGENDE-SE
O QUÊ: exposição “Castelos de Vinho”.
QUANDO: até 26 de agosto. De segunda a sexta, das 7h40 às 17h30; sábado e domingo, das 9 às 17 horas.
ONDE: galeria de arte da vinícola Villa Francioni, rodovia SC-438, km70, São Joaquim.
QUANTO: gratuito.