A exposição de Gaudí chegará a Florianópolis no dia 25 de agosto e deve ficar por pouco mais de dois meses, até 30 de outubro, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) no CIC. A data foi confirmada na manhã desta sexta-feira por Roberto de Souza Leão Veiga, diretor executivo do Instituto Tomie Ohtake, que traz a mostra ao Brasil junto com o Grupo Arteris, concessionária que administra nove rodovias brasileiras, entre elas a BR-101 e a BR-116 em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entenda o esquema de ingressos para a exposição de Gaudí em Florianópolis

Aplicativo serve como guia para visitantes da exposição de Gaudí

Especial: Mostra apresenta o legado de Gaudí, um gênio da arquitetura mundial

Continua depois da publicidade

A exposição contará com mais de 100 obras entre peças do arquiteto e desenhista catalão e também de outros artistas contemporâneos de Gaudí.

Do arquiteto, desenhos, mobílias como mesas e cadeiras e peças como maçanetas e janelas compõem a mostra. Há obras de até 14 metros e, por isso, planeja-se ocupar o jardim do CIC e outros espaços do centro cultural, além do Masc.

— O resultado da exposição de Miró em Santa Catarina foi espetacular. Por isso voltamos com Gaudí. O estado também pode atrair o turismo pela cultura e não só pelas belezas naturais — opina David Diaz, presidente da Arteris, lembrando que ano passado a concessionária levou a Florianópolis a exposição de Miró.

Continua depois da publicidade

Veja como foi a exposição de Miró em 2015

Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a receber a exposição, que depois segue para São Paulo em novembro. Terá ainda uma terceira cidade, que deve ser Brasília ou Rio de Janeiro.

A concepção da mostra está em fase final, segundo Diaz, então, ainda não estão fechados os nomes dos outros artistas que acompanharão Gaudí em Florianópolis, mas também serão espanhóis.

Instituto Tomie Ohtake e a Arteris também trazem ao Brasil exposição de Picasso
Instituto Tomie Ohtake e a Arteris também trazem ao Brasil exposição de Picasso (Foto: Cris Vieira / Agência RBS)

Na manhã desta sexta, o Instituto Tomie Ohtake e a Arteris apresentaram a um grupo de jornalistas uma outra exposição, a de Picasso, promovida também em parceria e que passa por São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra de um dos maiores artistas do século 20 abre neste domingo (22) na Capital paulista e fica até 14 de agosto. Depois segue para o Rio de Janeiro. São 153 obras de Picasso que perpassam toda a vida do artista.

Continua depois da publicidade

*a jornalista viajou a São Paulo a convite da Arteris