Amantes das clássicas “magrelas” ainda têm alguns dias para curtir os raros modelos em exposição de bicicletas antigas em São José. A visitação – no Continente Shopping – é gratuita, e segue até o dia 12 de julho. Quem curte os atuais modelos de alta performance e recursos tecnológicos vai se encantar com as bikes de 60 ou 70 anos atrás. Elas estão localizadas próximo à praça central: são dezoito modelos de diferentes marcas, anos e nacionalidades.

Continua depois da publicidade

Entre as mais raras estão, por exemplo, uma bicicleta da marca Rudge inglesa, que nos remete ao ano de 1948. Segundo o colecionador responsável, Edson José Paulo, existem no máximo mais duas ou três unidades semelhantes no país. As importadas são, na maioria, de origem sueca. Também estão em exposição seis modelos brasileiros.

Todas as bikes são propriedade de Edson, que começou a coleção de cerca de 60 modelos na década de 1970. A primeira de todas foi uma Monark modelo Brasiliana, lançada em 1964 em homenagem à inauguração de Brasília. Depois de utilizá-la por alguns anos, decidiu restaurá-la, e estão nasceu o gosto por colecionar e recuperar bicicletas antigas.

Ele buscava modelos e peças em viagens que fazia pelo país a trabalho e por doações. Hoje, ele busca peças também na internet e em feiras e encontros especializados.

Continua depois da publicidade

– Adoro pegar uma bicicleta que esteja bem desgastada e a ir recuperando até que esteja em boa condição – revela.

Com o cuidado de Edson, as “magrelas” não servem apenas para se admirar, podem ser pedaladas normalmente, como ele faz no dia a dia. Uma vez por ano, inclusive, sua família prepara um longo passeio, de cerca de 20 km, em Palhoça, onde vivem.

Serviço

O quê: exposição de bicicletas antigas

Onde: Continente Shopping

Quando: de 14 de junho a 12 de julho

Quanto: entrada gratuita

Como chegar:

*Com informações da Primeira Via Comunicação