Divulgar a riqueza cultural, histórica e os atrativos turísticos de municípios de cultura alemã em Santa Catarina é o objetivo da exposição “Caminhos da Imigração alemã“, que chega a São José no dia 3 de maio. A associação, que dá nome à exposição, é composta por integrantes de oito municípios:
Continua depois da publicidade
– Águas Mornas
– Angelina
– Anitápolis
Continua depois da publicidade
– Antônio Carlos
– Rancho Queimado
– Santo Amaro da Imperatriz
– São Bonifácio
– São Pedro de Alcântara.
A mostra é inédita e possui painéis que contam a história de cada cidade, fotos e textos sobre seus atrativos turísticos. Além disso, a exposição apresenta diversos objetos históricos, como as curiosas “Caixa de casamento” e a “Benção da casa”, itens raros nos dias atuais.
A “Caixa de casamento“, segundo o organizador da exposição, Daniel Silveira, naquela época era um presente do padrinho aos noivos. Ali eram guardados em uma caixa um segredo de cada cônjuge que só poderia ser revelado após sua morte.
— Tratava-se de uma tradição entre descendentes alemães que cumpriam um ritual envolvendo a caixa. Hoje, lamentavelmente, o ritual não é mais praticado e são raríssimas as caixas que ainda existem em nossa região — explica Silveira.
Continua depois da publicidade
A caixa da mostra pertenceu a Nicolau Schwambach e Catharina Werlich, colonos moradores da comunidade Rural da Invernada, em São Pedro de Alcântara.
Já a outra curiosidade, a “Benção da casa” era um quadro que trazia o versículo bíblico “Deus abençoe nossa casa e os que nela entram e saem”. De acordo com Daniel Silveira, a maioria dos quadros foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial na Campanha de Nacionalização no Governo de Getúlio Vargas, quando os alemães e teuto-brasileiros foram discriminados e perseguidos. Outros elementos como cartas antigas, objetos de carpintaria e um toca discos antigo também estarão expostos.
A mostra é gratuita e fica até o dia 30 de maio em São Jose.
Serviço:
O quê: exposição “Caminhos da Imigração Alemã”
Quando: de 03 a 30 de maio
Onde: na praça central do Continente Shopping, em São José
Quanto: visitação gratuita
Como chegar: