Muito além do bronzeado, o sol pode ser responsável por trazer outro efeito para os homens: aumento da libido. Esta é a conclusão de um estudo realizado na Áustria e divulgado pelo site da revista Veja.
Continua depois da publicidade
Publicado na revista especializada Clinical Endocrinology, o estudo analisou 2.299 homens. Eles apresentavam uma maior concentração de vitamina D e testosterona durante o verão, enquanto no inverno o nível diminuía. A conclusão foi de que é a vitamina D a responsável pelo aumento do hormônio, já que a sintetização da vitamina ocorre com a exposição da pele ao sol.
Nos homens, a testosterona impacta diretamente sobre a libido e a energia. Em casos de homens com baixa concentração do hormônio e falta de libido, a solução médica pode ser tratada uma terapia de reposição hormonal.
Para os pesquisadores, o próximo passo é descobrir se os suplementos de vitamina D têm o mesmo efeito sobre a testosterona. Além do banho de sol, a vitamina D pode ser encontrada em peixes oleosos, como salmão e truta.
Continua depois da publicidade