Os países asiáticos foram os que mais compraram produtos catarinenses no primeiro trimestre de 2023, somando mais de 25% do total de exportações, de acordo com os dados do Observatório Fiesc. A receita do Estado chegou a 2,7 bilhões de dólares com os negócios nos três primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Houve aumento de vendas em relação ao ano passado principalmente para Arábia Saudita, que cresceu (37,9%), Índia (31,6%), China (27%) e Japão (16%). Além dos quatro países, Filipinas, Coreia do Sul e Cingapura geraram receitas significativas para o Estado. Esses sete países da Ásia foram responsáveis por 25,15% do total exportado (veja lista de países abaixo)

A China foi responsável por 12,89% das compras, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (14,59%), que segue como principal comprador dos produtos de Santa Catarina.

Países asiáticos que mais compraram de SC

  • China: $ 273, 21 milhões
  • Japão: $ 112, 44 milhões
  • Arábia Saudita: $ 73,5 milhões
  • Filipinas: $ 52,5 milhões
  • Coreia do Sul: $ 45,74 milhões
  • Cingapura: $ 33,56 milhões
  • Índia: $ 22,13 milhões

Continua depois da publicidade

Produtos exportadores por SC

Na lista dos produtos mais exportados pelo Estado no período, a carne suína, impulsionada pelas compras chinesas, teve a maior alta. A China importou mais porque suspendeu as restrições adotadas em função da Covid-19. Além disso, voltou a enfrentar dificuldades sanitárias devido à peste suína africana, conforme explica a colunista Estela Benneti.

Outro destaque foi a alta de 39% das vendas de aparelhos telefônicos, puxadas principalmente pelo mercado indiano, que comprou mais que o dobro do mesmo período de 2022.

Para o economista do Observatório Fiesc, Marcelo de Albuquerque, o aumento das exportações é reflexo da “competitividade da indústria catarinense e da percepção da qualidade dos nossos produtos no mercado externo”.

Leia também

Exportação de frango catarinense gera receita de quase 220 milhões de dólares, maior valor desde 2019

Continua depois da publicidade

Governo do Estado quer criar cooperação comercial com Japão e ampliar exportação de carne

SC passa a ter 3 cidades entre as 5 com imóveis mais caros no Brasil