As exportações do setor calçadista caíram 6,4% no ano passado em relação a 2007, totalizando 165,7 milhões de pares de calçados, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A receita das empresas com os embarques somou US$ 1,8 bilhão, o que representou um recuo de 1,6% em relação a 2007.

Continua depois da publicidade

– As exportações vêm num processo de estabilidade e queda há quatro anos, acompanhando a desvalorização do dólar, que tirou a competitividade em termos de preço do sapato brasileiro – afirmou o diretor executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Segundo ele, a recente valorização do dólar não contribuiu para o aumento dos embarques, que recuaram 20% em novembro e dezembro.

– A crise aumentou a volatilidade e afastou os compradores – explicou.

O dirigente avalia que o mês de janeiro deve se manter com queda no volume embarcado, da ordem de 20%.

Continua depois da publicidade

– Os contratos para temporada primavera-verão do Hemisfério Norte só deverão ser embarcados a partir de março ou abril, quando as exportações poderão reagir – disse.

As exportações para os Estados Unidos, principal mercado do calçado brasileiro, foram as que mais caíram em 2008. De acordo com a Abicalçados, a retração nas exportações para o país foi de 23,2%, com as compras passando de 49 milhões de pares de 2007 para 37,7 milhões de pares no ano passado. A receita adquirida pelo setor com as vendas aos EUA apresentou recuo de 32,6%, para US$ 483,8 milhões.