A exportação industrial do Rio Grande do Sul sofreu queda de 7,4% em 2012, somando US$ 14,4 bilhões. Apesar da redução, o levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul apontou uma maior contribuição do setor nas vendas externas totais do Estado. Os 82,9% exportados em 2012 superam em 2,8 pontos percentuais a participação registrada no ano anterior.
Continua depois da publicidade
– O arrefecimento da demanda externa, as medidas protecionistas adotadas pela Argentina e o encarecimento dos produtos básicos utilizados como insumos para a indústria de transformação devido à seca foram as principais causas da queda – ressaltou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.
De um total de 25 segmentos industriais, 13 tiveram redução no valor exportado. Couro e Calçados (-26%), Máquinas e Equipamentos (-14%), Químicos (-12,3%) e Produtos Alimentícios (-9,4%), foram algumas das áreas que apresentação retração. Já os destaques positivos vieram de Tabaco (18,5%) e Produtos de Metal (7,6%).
O presidente destacou que o aumento da participação das indústrias é resultado da redução da exportação de produtos básicos, acentuada pelo desempenho negativo da soja. Em 2012, a venda de commodities diminuíram 25,3%.
Continua depois da publicidade