Embora Santa Catarina tenha tido um aumento de 15,6 % nas exportações no primeiro semestre de 2021, a soja registrou queda de 21% na venda para o mercado internacional. A afirmação é do especialista em comércio exterior Henry Quaresma, com base numa pesquisa feia pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Ele abordou tema no CBN Total desta quarta-feira (8).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

– Outros estados aumentaram a exportação de soja, e nós caímos. Tem um aspecto ligado ao custo da logística, que começa a impactar. Outros estados têm avanço na logística, é o caso do Paraná que tem tido uma estratégia logística, principalmente com desenvolvimento de projetos de ferrovias, isso acaba reduzindo muito o custo da operação. Este assunto merece um estudo mais aprofundado – afirmou Quaresma.

Ouça entrevista completa:

> Estudo aponta piores trechos de rodovias do Oeste de SC; veja lista

As exportações de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2021, alcançaram US$ 4,643 milhões, com crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a publicação da colunista Estela Benetti, no mês de junho, elas somaram US$ 861.413, montante 40% maior em relação ao mesmo mês do ano passado, quando os negócios caíram em função da pandemia. 

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Exportações de SC crescem 15,6% no primeiro semestre

SC vai equilibrar distribuição de vacinas contra Covid para garantir calendário

SC antecipa vacinação da Covid-19; veja quando você será imunizado