Os primeiros embarques de carne suína para o Japão devem acontecer dentro de 90 dias. A previsão é de Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos e vice-presidente de agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Continua depois da publicidade
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, recebeu na noite de quinta-feira a informação da publicação da licença de importação pelo governo japonês, repassada pela embaixada brasileira no país asiático.
O Japão é o maior importador de carne suína do mundo e compra anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas, representando mais que o dobro de toda a exportação brasileira em 2012, de 499 mil toneladas. Santa Catarina exportou 180 mil toneladas no ano passado.
De acordo com Lanznaster, a Aurora já teria uma empresa interessada na compra da carne suína de Santa Catarina. Nos próximos dias, uma missão deverá visitar a agroindústria para orientar sobre os cortes interessantes ao mercado japonês.
Continua depois da publicidade
A indústria terá de fazer algumas adaptações para atender esse mercado. Lanznaster acredita que, no início, serão embarcados três ou quatro contêineres para o Japão, o que representa cerca de 100 toneladas. Esse número, entretanto, deverá aumentar com o tempo.
Santa Catarina será o único estado brasileiro a exportar carne suína ao Japão, devido à certificação de zona livre de aftosa sem vacinação, concedido em 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).