Entre terça e quinta-feira (09 a 11 de julho), Itajaí foi palco da segunda edição da ExpoMar, um evento que destaca os setores da pesca, maricultura e logística. Com mais de 20 painéis e workshops para debater a importância da economia verde, o evento tornou-se um marco na transformação e inovação do setor de pesca e aquicultura no Brasil. Segundo Eliana Panty, Diretora Executiva da International Fish Congress & Fish Expo Brasil e CEO da Expomar, a feira foi responsável por reunir mais de 3.800 pessoas e gerar mais de R$60 milhões em negócios.

Continua depois da publicidade

Eliana comenta que pessoas de diversos países, como Angola, Colômbia e Peru, participaram do evento — mas, o principal destaque de público foi o catarinense, responsável por 60% das inscrições. A ExpoMar pretende apontar tendências, aproximar visões de futuro e propor iniciativas do setor. Por isso, contou com mais de 50 conferencistas, que debateram temas como economia azul, mudanças climáticas, consumo, linhas de crédito e desafios do setor. 

Nesta edição, a ExpoMar cresceu em 40% quando comparada com o ano anterior, expandindo também em empresas expositoras. Grandes diferenciais do evento foram a feira de negócios, a cozinha show, o corredor do sabor, e a produção da maior paella do Brasil. 

— Além destas novidades, também contamos com dois importantes momentos para a valorização do produto catarinense: o ritual do corte do atum, que contou com um peixe de 126 quilos, e a apresentação do camarão carabineiro, que é a espécie mais cara do mundo, pescada por um barco catarinense. Essas experiências são formas de demonstrar orgulho pelo setor de pesca catarinense, que é econômico e socialmente impactante — comenta a CEO da ExpoMar. 

A programação do evento foi construída, ainda, com a participação de lideranças do setor, que apresentaram os principais desafios e tendências futuras. Ao todo, foram mais de 20 palestras, painéis e workshops, que contaram com mais de 60 especialistas do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio. 

Continua depois da publicidade

Com o tema central “Transformação Azul na Pesca e Aquicultura”, o evento está alinhado ao conceito da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cujo objetivo é propor uma visão sustentável para a aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria na cadeia de valor.

(Foto: Divulgação)

— A ExpoMar é o único evento do Brasil no setor da pesca, justamente no maior polo pesqueiro, que é a cidade de Itajaí. A ideia é provocar o setor para discutir as mega tendências mundiais, com a presença de especialistas para falarem sobre as mudanças climáticas e o futuro do setor. Discutimos sustentabilidade, tendências e trouxemos incentivos ao aumento do consumo — reforça Eliana. 

Já o presidente da ExpoMar, Altemir Gregolin, comentou que o evento contou com um amplo programa para centralizar os temas necessários para o desenvolvimento do setor. 

— Tratamos das diferentes atividades que se desenvolvem na área marítima, além dos impactos das mudanças climáticas na pesca e na aquicultura. Certificação e rastreabilidade nos produtos, que são processos exigidos pelo consumidor, também estiveram em evidência. Ainda, falamos sobre como ocupar e ser competitivo no mercado de pesca — reforça o presidente. 

Continua depois da publicidade

Segundo ele, espaços para reunir o setor produtivo, a academia, os órgãos públicos e outros envolvidos é fundamental para o crescimento do setor. O principal impacto é agregar sustentabilidade e inovação nos processos produtivos, o que garante um futuro mais limpo e ecológico.

— Outro item essencial é a inovação, tanto tecnológica quanto organizacional. Reduzir custos, aumentar a produtividade e ser eficiente são características necessárias para disputar mercado — reforça. 

Gastronomia em evidência

Para incentivar o uso de pescados na gastronomia, uma das ênfases da ExpoMar foi contar com um destaque especial para produtos artesanais na Feira de Negócios. Ao todo, o evento contou o Cozinha Show, um espaço com aulas de gastronomia e a presença de chefs convidados. O objetivo é compartilhar com o público receitas saudáveis e nutritivas a base de peixes e frutos-do-mar da Costa catarinense. 

Ao incluir a gastronomia como eixo do evento, a ExpoMar 2024 teve como intenção conectar o pescador e produtor com o consumidor final, estimulando o aumento no consumo das proteínas que vêm da água. A programação contou com inscrições gratuitas. 

Continua depois da publicidade

A Feira ExpoMAR é promovida pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) com a correalização do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e a Prefeitura de Itajaí (SC).

(Foto: Divulgação)