Joinville sediará, entre 20 e 22 de outubro, no Teatro Juarez Machado, a 3ª ExpoInovação, evento que proporciona a oportunidade de contato para quem atua nas áreas de tecnologia e inovação. São profissionais com foco em fundos de investimentos, startups que buscam apoio para fomentar seus negócios, além de estudantes e entidades do setor, diz o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação (Comciti), Ademir Rossi.
Continua depois da publicidade
A palestra de abertura ocorre no dia 20, às 18 horas, com o líder de marketing corporativo da 3M do Brasil, Luiz Bevilacqua. Em seguida, será realizado painel sobre os principais mecanismos financeiros para o desenvolvimento de inovação, desde financiamentos para projetos, ampliações, criação de empresas e qualificação. No encerramento, no dia 22, a palestra será com Vicente Goetten, diretor executivo da Tovs Labs, do Vale do Silício (EUA).
Para Pompeo Scola, o conselheiro do Comciti, a Expoinovação é também o momento para investidores que procuram oportunidades.
– Teremos uma grande chance de discutirmos o momento startup e a presença de palestrantes internacionais – afirmou.
Continua depois da publicidade
Outro ponto alto do evento é a Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej), que terá a exposição de cem de trabalhos científicos realizados por professores e alunos de todas as redes de ensino de Joinville. As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas pelo site www.comciti.com.br.
Leia também a coluna de Jefferson Saavedra
Emendas à LOA
O prazo para a apresentação de emendas, por parte dos vereadores, ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) se encerra no dia 6 de novembro. Em 23 de setembro, a LOA foi apresentada pela Prefeitura em audiência pública na Câmara de Vereadores. A proposta apresentada ao Legislativo deve ser devolvida ao Executivo até 1º de dezembro. A partir das leis já aprovadas e sancionadas da revisão do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a LOA prevê um montante de verbas equivalente a R$ 2,698 bilhões. O valor é 19,8% superior ao do passado, que totalizava
R$ 2,252 bilhões.
Leia mais colunas de Claudio Loetz
Vendas a prazo
As consultas para vendas a prazo ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que refletem o nível de atividade no varejo, registraram queda de 6,87% no mês de setembro frente ao mesmo período de 2014. Trata-se da oitava queda consecutiva da série histórica. Exceção feita a janeiro, em todos os meses deste ano o indicador de vendas a prazo registrou variação negativa frente a 2014.
Continua depois da publicidade
Seminário
A possibilidade de pessoas de baixa renda construírem uma casa de forma legalizada, com acompanhamento de engenheiro e arquiteto, estará em discussão no próximo dia 15, em seminário na Câmara de Vereadores de Joinville. O evento é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, regional de Santa Catarina (IAB-SC).
* O colunista Claudio Loetz está em férias. Ele volta a escrever no dia 14/10