Os impactos das novas tecnologias para a economia e a sociedade norteiam as discussões da ExpoInovação 2018, no Teatro Juarez Machado em Joinville, a partir desta terça-feira (14). Em sua sexta edição, o evento traz até o dia 16 um ciclo de palestras, painéis, workshops e atividades de capacitação com o intuito de promover a inovação em seus mais diversos formatos e âmbitos. Proposta esta que chega acompanhada de uma meta audaciosa: buscar a consolidação do evento como o maior do gênero no Sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

Para tornar esse ideal em uma realidade possível, a ExpoInovação contará com a participação de nomes fortes do setor tecnológico no País, entre eles, Francisco Milagres, especialista em tecnologias exponenciais pela Singularity University (campus da Nasa no Vale do Silício); Ralph Peticov, co-fundador do ‘Hack Town’ festival de inovação promovido em Santa Rita do Sapucaí (MG), considerada o vale da eletrônica brasileiro; e Ricardo Penzin, desenvolvedor de negócios da Hyperloop Transportation Technologies para o Brasil.

Outro diferencial é a oportunidade dada para o contato entre novos empreendedores e investidores. Durante a programação do evento as startups que tiverem interesse poderão apresentar suas ideias e soluções para investidores-anjo, aceleradoras e fundos de investimento. Os melhores cases de inovação selecionados irão concorrer ao Prêmio Joinville Inovação 2018.

De acordo com Marcos Hollerweger, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti), com os debates a Expoinovação 2018 tem ainda o objetivo de somar ações ao momento vivenciado por Joinville em torno do desenvolvimento tecnológico – de sinergia e aproximação entre instituições, públicas ou privadas, em torno da sua contribuição no caminho da inovação no Brasil e no mundo.

— A Inovação já está no DNA de Joinville, prova disso é que temos indústrias centenárias que só continuam competitivas no mercado, porque inovaram em seus processos e produtos. Agora estamos em outro momento e outros formatos se desenham e é preciso seguir inovando para continuar competindo no mundo globalizado. Esse panorama vai estar na ExpoInovação e serve para despertar o olhar das organizações para essa tendência — aponta Marcos.

Continua depois da publicidade

A pertinência do tema acontece em um momento em que Joinville demonstra seguir para essa vertente nos últimos cinco anos, conforme levantamento do portal SC Inova. Isso porque, até então a maior cidade do Estado se restringia à vocação industrial.

“O cenário começou a mudar em função de uma articulação entre empreendedores, com apoio de entidades privadas e uma nova visão do poder público sobre como a cidade deveria planejar sua matriz econômica no futuro”, analisa o texto da entidade assinado por Fabrício Rodrigues.

SERVIÇO:

O QUÊ? ExpoInovação 2018

QUANDO? 14 a 16 de agosto

ONDE? Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos CauHansen), em Joinville

QUANTO? Ingressos à venda a partir de R$ 40, por noite, ou passaporte para as três noites de palestras a R$ 100 no site www.expoinovacao.com.br. Em contrapartida, há eventos paralelos como fóruns e workshops abertos ao público, mediante inscrição no mesmo portal.

PROGRAMAÇÃO

14 de agosto

13h às 16h45 — Prêmio Inovação 2018 — Pitch dos autores selecionados (aberto ao público).

13h30 às 17h — Networking for Startups. Sessão de negócios com a participação de startups, fundos de investimentos, aceleradoras e empresas. Presenças confirmadas de Geraldo Campos, Fernando Seabra, Leonardo Jianotti, Thiago Ayres, Gustavo Tacla, Josias Cordeiro e Leandro Souza.

Continua depois da publicidade

17h às 18h — Workshop “Aspectos Jurídicos para Inovação Aberta e Investimento em Startups”, com Marcus Silva, da Silva, Santana & Teston Advogados (aberto ao público mediante inscrição prévia no site).

18h às 19h — Credenciamento e café de boas-vindas.

19h — Abertura oficial. Na sequência, palestras de Alexandre Vasques (Global Black Belt Latam Microsoft) e Ricardo Penzin (Hyperloop TT). Painel sobre o impacto das tecnologias disruptivas na economia e na sociedade, com Vinícius Roveda (Conta Azul), Ricardo Penzin, Alexandre Vasques e Geraldo Campos (Head of iLAB — Winner ENDEAVOR Entrepreneurship Education Prize).

15 de agosto

13h30 às 17h — Fórum “A Inovação na Educação”. Oferecido pelas instituições de ensino de Joinville, vai debater assuntos como a educação 4.0, práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias para o ensino e apresentar cases de sucesso em Joinville (aberto ao público mediante inscrição prévia no site).

17h às 18h — Workshop sobre Educação Exponencial, com Rafael Ávila, diretor de Inovação do Grupo Ânima Educação (aberto ao público mediante inscrição prévia no site).

Continua depois da publicidade

18h às 19h — Credenciamento e café de boas-vindas.

19h — Palestras com Juliano Alves Pinto (ex-cônsul brasileiro no Vale do Silício), Francisco Milagres (Mirach, GetEx, SingularityU Brasil Summit) e Fernando Seabra (relacionamento com investidores da Fiesp, investidor e mentor do Founders Institute). Na sequência, painel/ debate “Ecossistema e Mindset para Inovação”, com Daniel Leipnitz (presidente da Acate), Francisco Milagres, Juliano Pinto e Fernando Seabra. Divulgação dos ganhadores do Prêmio Inovação 2018.

16 de agosto

14h às 17h — Fórum Inovação Social, comandado pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação da Acij, com Fábio Silva, idealizador do Movimento Novo Jeito, da Plataforma Transforma, do Porto Social e da 1ª Rede de Empreendedores Sociais do Brasil; e Ricardo Podval, CEO da Civi-Co, espaço compartilhado para negócios de impacto social que abriga mais de 42 organizações e 180 residentes (aberto ao público mediante inscrição prévia no site).

18h às 19h — Credenciamento e café de boas-vindas.

19h — Palestras com Paulino Duarte (Exit) com o tema “Joinville — Inovação no DNA” e Ralph Peticov (fundador do Hack Town), com o tema “Como unir arte, tecnologia, música, educação, cultura e empreendedorismo em um só festival com 3.000 protagonistas em uma cidade do interior de Minas?”. Em seguida, painel “Formatando o futuro das tecnologias da indústria nacional”, com Bruno Salmeron (diretor da Schulz), Jefferson Oliveira Gomes (diretor regional do Senai SC), Carlos Sakuramoto (gerente técnico de ferramentaria da GM Mercosul) e José Luis Gordon (diretor de planejamento e gestão da Embrapii).

PALESTRANTES

Alexandre Vasques

Especialista com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, hoje na Global Black Belt Latam Microsoft – Advanced Analytics & IoT. Começou na indústria de Data Warehouse em 1999, quando a NCR o convidou para participar do startup da Divisão da Teradata no Brasil e desenvolveu o primeiro projeto do Data Warehouse usando o Database Appliance no Brasil. Participou do startup da Business Objects no Brasil e também passou pela Oracle, Teradata, Capgemini e HP. Uniu-se à Microsoft para fazer parte do Grupo Global de Black Belts para Advanced Analytics e IoT na América Latina, com a missão de ajudar os clientes e parceiros na América Latina a modernizar seus processos por meio de tecnologias inovadoras e disruptivas de Serviços Cognitivos, IoT e Indústria 4.0. Na ExpoInovação 2018, vai falar sobre “IoT, Analytics, Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial e Realidade Mista. O que são estas tecnologias e como podem ser aplicadas na indústria trazendo mais controle e informação?”.

Continua depois da publicidade

Francisco Milagres

Consultor de grandes organizações com foco em estratégia, tecnologia e venture capital e especialista em tecnologias exponenciais pela Singularity University (o campus da Nasa no Vale do Silício), atualmente na Mirach, GetEx, SingularityU Brasil Summit. Internacionalmente, é um dos poucos profissionais reconhecidos por Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University, como especialista em organizac?o?es exponenciais. Francisco é também um dos responsáveis pela concepção e realização do primeiro evento internacional da Singularity University no Brasil, o SingularityU Brasil Summit. A temática da palestra dele é “Promovendo a Transformação Exponencial”.

Juliano Alves Pinto

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-Minas, com pós-graduação em venture capital pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Diplomata de carreira desde 2007, foi cônsul-adjunto do Brasil em São Francisco, nos Estados Unidos, de 2013 a 2016, e responsável pela área de promoção comercial e internacionalização de empresas brasileiras na África, também pelo Itamaraty, entre 2008 e 2009. Desde o ano passado, líder ao projeto “Diplomacia da Inovação”, fruto de parceria entre o Escritório do Itamaraty em Minas Gerais e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com o objetivo de aproximar o ecossistema de Belo Horizonte das principais praças inovadoras do mundo. Na ExpoInovação, vai falar sobre “Cultura empreendedora do Vale do Silício”.

Ralph Peticov

Começou sua carreira no mundo do cinema publicitário, mas sua inquietude e vocação para hackear tendências o fez recalcular a rota. Criado numa família hippie de artistas plásticos, teve, desde pequeno, contato intenso com o universo das ideias. Agora traz seu olhar criativo e disruptivo para a mudança que deseja no mundo. Define-se por expressões como “pensar fora da caixa” e “quebrar regras”. Vem falar sobre a experiência de realização de um inusitado festival que, pelo compartilhamento de experiências e informações, procura reunir “gente interessante e engajada, fora do eixo tradicional”, para estabelecer conexões “que possam construir um mundo melhor nos universos que habitam. Parece visionário, mas isso já está acontecendo há três edições em Santa Rita do Sapucaí, no Vale do Silício Brasileiro. O tema da sua palestra na Expoinovação é “Hacktown – Como unir arte, tecnologia, música, educação, cultura e empreendedorismo em um só festival com 3 mil protagonistas em uma cidade do interior de Minas?”.

Ricardo Penzin

Palestrante, empreendedor, já atuou com desenvolvimento de projetos, tendo várias passagens pelo Vale do Silício, apoiador na elaboração das leis de incentivo a inovação brasileira, com experiência em projetos de aumento da competitividade industrial por meio da inovação. Ex-head de inovação do Instituto Euvaldo Lodi para a região de SP, hoje atua como desenvolvedor de negócios da Hyperloop Transportation Technologies para o Brasil. A companhia desenvolve um sistema de transporte baseado na tecnologia criada em 2013 por Elon Musk, fundador da Tesla, que consiste em uma cápsula que levita em tubos de vácuo a velocidade que podem atingir até 1.123 km/h, mais do que a velocidade do som. Ricardo falará sobre a tecnologia, o futuro do transporte de cargas e passageiros e os planos da empresa para o Brasil. Na sua palestra na Expoinovação, vai abordar o tema “Hyperloop, o transporte do futuro e os planos para o Brasil”.

Continua depois da publicidade

Fernando Seabra

Líder do Grupo de Relacionamento com Investidores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), investidor anjo, líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil e mentor do Founders Institute, para Fernando Seabra seja você um empreendedor em fase de Ideação, uma startup Pré-Operacional, Operacional ou em período de Growth, ou até mesmo uma empresa com faturamento de R$ 1 bilhão ou mais, o pitch é ferramenta essencial para todo e qualquer empresário. Com o tema “Os Pilares da Criação”, ele vem falar sobre essa poderosa ferramenta, importante para buscar recursos para o seu negócio, aumentar as vendas, entrar em um novo mercado ou mesmo descobrir, entender e criar sua proposta única de valor.