Revelar tendências e promover encontros movidos a troca de ideias, experiências e inspiração no mundo corporativo é o que leva a Expogestão de Joinville a ser reconhecida como um dos principais eventos empresariais do Sul do Brasil. Lançada na manhã desta terça-feira, a programação da Expogestão 2019, que chega a sua 17ª edição entre os dias 14 e 16 de maio na Expoville, acentua seu gigantismo: são 11 os especialistas nacionais e internacionais já confirmados no evento.
Continua depois da publicidade
Conheça as atrações da 17ª Expogestão de Joinville
Juntos, os convidados do Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Negócios e Relacionamentos, terão a missão de deixar lições sobre temas relevantes e seus impactos nos negócios. Com um público esperado de mais de seis mil pessoas, de mais de 120 cidades diferentes do País, a Expogestão inova mais uma vez ao convergir temas distintos, mas presentes no dia a dia das empresas e da própria sociedade.
Em pauta neste ano estarão os temas: Governança Corporativa; Estratégia; Cultura de Gestão e Liderança; Inovação Disruptiva; Cibersegurança e Inteligência Artificial; Design; Consumo; Economia; Ética e Empreendedorismo. As temáticas foram definidas pela comissão organizadora, liderada por Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor; e Alonso José Torres, presidente da Ópera Eventos (realizadora da Expogestão).
— Tivemos uma construção colaborativa, com nossa curadoria, comissão organizadora, amigos e empresários, na qual buscamos trazer assuntos práticos e que tenham relação com o nosso público. Trabalhamos com o conceito de multidisciplinaridade, para não limitar o conteúdo e os participantes — explica, Alonso.
Continua depois da publicidade
Os palestrantes
Definidos os conteúdos centrais, a organização partiu em busca de nomes renomados no mercado, 11 deles já escolhidos e confirmados para liderar as discussões em palestras e painéis. São eles: Oscar Motomura (CEO da Amana-Key), Renato Meirelles (presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva), Mailson da Nóbrega (economista e ex-ministro da Fazenda), Claude Troisgros (chef e CEO do Grupo Troisgros/BR), Claudio Martinelli (diretor-geral da Kasperski Lab para a América Latina), Lélio Lauretti (consultor, autor e sócio-fundador do IBGC), e Ulisses Mello (diretor da IBM Research).
Também palestram Silvio Pietro Angori (CEO da Pininfarina), Jerome Cadier (CEO da Latam), Fernando Cestari de Rizzo (presidente da Tupy), e Holger Marquardt (diretor-geral da Divisão de Automóveis da Mercedes Benz para a América Latina e Caribe. Nos próximos dias, outras atrações devem ser divulgadas.
A escolha desses profissionais, objetiva mais uma vez dar exemplos de sucesso para que os congressistas saiam da Expogestão com uma reflexão quanto aos rumos dos seus projetos de vida e empresariais.
— Temos a obrigação (de ser exemplo). Nós trabalhamos com líderes e eles vem até o evento e continuam participando porque aqui eles se inspiram e, porque, enquanto líderes cabe a eles dar o seu exemplo dentro de suas empresas. Então nosso objetivo é esse, trazer assuntos que inspiram, que modelam e que ajudam essas lideranças e, para eles, isso é o fundamental — completa Alonso.
Continua depois da publicidade
Legado e importância
Em discursos feitos durante o lançamento das atrações da Expogestão deste ano, no Complexo da Expoville, autoridades lembraram o legado e a representatividade do evento para Joinville e também para o Estado ao longo de quase duas décadas. No púlpito, além de Alexandre Wiggers e Alonso Torres, falaram Udo Döhler (prefeito de Joinville), João Martinelli (presidente da Acij), Jonny Zulauf (presidente da Facisc), e Derian de Oliveira Campos (representando o governador do Estado, Carlos Moisés).
— Gostaria de parabenizar a equipe da Expogestão pelos temas que está trazendo para discussão neste ano. Seguramente essa é 17ª edição, mas quando o evento começou, alguns termos que serão tratados agora, como inovação disruptiva, computação quântica e inteligência artificial, não existiam e agora serão tratados. Sinal de evolução, sinal de aprendizado, e um recado muito simples de que nós temos que estar um passo à frente da necessidade do nosso mercado — disse o advogado João Martinelli.
— A Expogestão tem uma característica bastante forte de conseguir unir um conteúdo extremamente atual, porém um conteúdo que pode ser aplicado às nossas empresas, com um conteúdo que traz uma visão de futuro. Material que ajuda as empresas e os empresários a fazerem seus planejamentos a médio e longo prazos e, de forma transversal traz o que de mais avançado existe em termos de tecnologia e inovação. Acho pessoalmente que esse equilíbrio que é sua marca registrada — corrobora Alexandre Wiggers.
Eventos paralelos
A Expogestão 2019 deve contar com mais de 40 workshops gratuitos, com temas específicos, organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores e entidades representativas. Também haverá a tradicional feira de relacionamentos e negócios, também gratuita mediante cadastramento.
Continua depois da publicidade
Em paralelo, haverá ainda encontros promovidos por patrocinadores e parceiros do evento, como a FACISC, que reunirá presidentes e diretores executivos das associações comerciais do estado. Também está programadas rodadas de negócios, Encontro de CEOs/CFOs, Encontro com Dirigentes de RH/DHO e uma iniciativa para aproximar a Indústria de Startups que desenvolvem soluções voltadas para a área industrial.
A Expogestão terá ainda o 3º Seminário Cidades que se Reinventam, órbita que trará como exemplo o case de Medellín, na Colômbia. “Traremos a equipe que fez a transformação de Medellín, de cidade mais violenta do mundo para uma das cidades no mundo que é referência de inovação”, promete a organização.
Passaportes
Para participar das palestras, é possível fazer a compra de passaportes para o Congresso. A aquisição pode ser feita pelo site do evento, pelo telefone (47) 3461-0840 ou pelo número dedicado de Whatsapp (11) 96285-7803. A Expogestão garante o benefício da transferência de titularidade na credencial, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso, ampliando o número de profissionais que acompanham o encontro. Já a participação na feira e nos workshops é gratuita, mediante cadastramento no site.