A Arena Multiuso de Gaspar, no bairro Margem Esquerda, recebe a partir desta quinta-feira mais uma edição da ExpoGaspar, considerada a maior feira multissetorial do Vale do Itajaí. O evento segue até domingo, tem entrada gratuita e vai reunir diversas atrações musicais, culturais e exposições. O evento inicia às 18h30min e segue até as 23h.
Continua depois da publicidade
Os visitantes da ExpoGaspar também poderão apreciar a gastronomia, com o Festival da Tilápia. Ao todo, serão 29 opções de pratos, a maioria a base de peixe e alguns elaborados especialmente para o festival. Também existem opções com ingredientes variados, que serão servidos por quatro restaurantes da cidade.
Neste ano, o evento conta com algumas novidades, entre elas a implantação de uma moeda própria, o “Pila”. A moeda terá o valor de R$ 3.
– É uma forma mais racional de operar e deve agilizar o atendimento dos clientes, reduzindo a fila nos caixas. Com o “Pila”, o visitante poderá comprar qualquer item disponível na festa, sem a necessidade de comprar um tíquete específico para cada produto – explica o diretor municipal de Turismo, Norberto Mette.
A edição deste ano também contará com o inédito uso de copos biodegradáveis, que substituirão os convencionais descartáveis. Aparentemente os copos biodegradáveis são como os demais, porém a diferença está no tempo em que leva para se decompor.
Continua depois da publicidade
Um copo comum leva até 100 anos para iniciar a decomposição, já os copos biodegradáveis começam a degradação a partir de dois anos e ele pode ser reciclado.
– É uma questão de preocupação ambiental. De forma geral, muitos eventos têm abraçado a causa de reduzir o máximo o impacto ambiental e o copo atende essa expectativa – afirma Mette.

O evento engloba ainda a Expofeira (com foco no agronegócio de Gaspar e região, terá mais de 70 expositores), a Multifeira (voltada para o desenvolvimento econômico e do empreendedorismo local, contará com mais de 50 expositores), o Festinver (com atividades e apresentações culturais), além de atrações musicais (confira a programação abaixo) e parque de diversões.
A expectativa da organização é registrar um sensível aumento no público nesta edição. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas passaram pelas atrações do evento, ao longo dos três dias. Com um dia a mais neste ano, e apostando na programação musical, Mette espera atrair pelo menos 25 mil pessoas ao parque da Arena Mulituso.
Continua depois da publicidade
Valor do estacionamento será revertido para entidades de Gaspar
O estacionamento da festa custará R$ 10 por carro, por dia e a renda total arrecadada ao longo dos quatro dias do evento será revertida para o Hospital Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, de Gaspar, e para a Associação Gasparense de Proteção e Amparo dos Animais (Agapa).
– Procuramos aprimorar a organização no estacionamento, para evitar transtornos e dar mais segurança e conforto aos visitantes. Então resolvemos interferir, mas com esse diferencial que é repassar todos o lucro para essas instituições – afirma o diretor de Turismo, Norberto Mette.
Programação musical
Quinta-feira
– 19h30min: Solenidade de abertura
– 20h15min: Banda Terra Celta
Sexta-feira
– 19h: Grupo Folclórico Gasparetto
– 20h30min: Deco Dalponte & Famílila
– 23h: Os Fagundes
Sábado
– 12h: Big Band Show
– 14h30min: Show Infantil “Os Peraltas”
– 16h30min: Grupo Karisma
– 20h: Pirão Catarina
– 21h30min: Show Beatles Abbey Road
– 23h30min: Expresso Rural
Domingo
– 11h30min: Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau
– 13h: Orquestra Catarinense de Violas
– 14h30min: Jeferson Renato e Banda
– 17h30min: Vintage Cult
– 19h30min: Dazaranha