A edição de 2012 da Expoagas – 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados movimentou R$ 304,2 milhões em transações entre varejistas e expositores na edição deste ano. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, o valor superou a expectativa de R$ 280 milhões. Os negócios superaram em 10,7% o balanço de 2011.
Continua depois da publicidade
A Associação Gaúcha de Supermercados atribui os bons resultados à ampliação da oferta de produtos e às condições especiais de pagamento. Categorias que vêm ganhando espaço nas prateleiras como produtos de higiene e beleza, pet, bebidas e importados, aumentaram a participação na feira deste ano. Do total de expositores, 75% foram gaúchos.
De acordo com o balanço, a venda média por empresa foi de R$ 894,7 mil, puxada pela comercialização de laticínios, vinhos, produtos de limpeza e automação comercial. Para Longo, o aumento das vendas superou as expectativas e projetou um crescimento de 5% a 7% no acumulado de vendas de 2012 em relação ao ano passado.
Durante os três dias da feira, que começou nesta terça no Centro de Eventos da Fiergs, foram 38,6 mil visitantes, 85,12% representados por varejistas. Destes, 73,5% foram supermercadistas.
Do total de negócios, 70,5% foram fechados junto a compradores do Estado, 21,6% com varejistas de outros Estados do Brasil e 7,72% com profissionais de fora do país.
Continua depois da publicidade
Abaixo, a participação de cada setor na feira:
Supermercados: 73,5%
Açougues: 2,44%
Restaurantes e bares: 3,38%
Centrais de Negócios: 5,40%
Padarias: 7,13%
Farmácias: 3,24%
Hotéis: 0,14%
Lojas de conveniência: 2,88%
Bazares e lojas de R$ 1,99: 1,42%
Agropecuária: 0,30%
Hospitais: 0,03%