Duas explosões foram ouvidas próximo ao terminal internacional do aeroporto de Istambul por volta das 22h (16h, horário de Brasília) desta terça-feira. De acordo com informações da CNN turca, testemunhas relataram também ter ouvido tiros no local. Pelo menos 10 pessoas morreram.

Continua depois da publicidade

O ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, afirmou que outras 60 pessoas ficaram feridas no ataque. De acordo com Bozdag, dois homens-bomba se explodiram após uma troca de tiros com a polícia.

— Infelizmente, 10 pessoas morreram, segundo um primeiro balanço — disse Bozdag. — Um terrorista começou a atirar com uma Kalashnikov (fuzil AK-47) e, então, se detonou — relatou o ministro, em pronunciamento aos deputados.

Segundo a CNN turca, mais de 10 ambulâncias foram enviadas ao terminal de voos internacionais. O aeroporto está fechado no momento. A entrada e saída de pessoas foi interrompida

— Foi muito forte. Todo mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções — disse um dos entrevistados à emissora.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à mesma emissora, o especialista em Segurança e Terrorismo Abdullah Agar privilegia a tese de atentado “jihadista”, ampliando as suspeitas sobre uma possível autoria do Estado Islâmico.

— Isso parece muito com os métodos deles — afirmou, referindo-se aos ataques contra o aeroporto e metrô de Bruxelas em março deste ano.

No ano passado, a Turquia foi atingida por uma série de atentados letais, atribuídos a rebeldes curdos e ao grupo Estado Islâmico.

*Com agências