Um incidente registrado no início da noite de quinta-feira deixou os moradores de Mafra, no Planalto Norte de SC, assustados. Um curto-circuito na subestação Celesc deixou cerca de 25 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em seis cidades da região.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Celesc, o curto-circuito aconteceu em dois alimentadores – circuito que transporta energia elétrica das subestações para os transformadores de distribuição – que abastecem as cidades de Mafra, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Major Vieira e Santa Terezinha. O incidente acabou atingindo os cabos dos alimentadores que abastecem o município de Mafra, provocando falta de energia elétrica também na cidade.
De acordo com o gerente regional da Celesc, Marcos Antônio Rauen, uma equipe técnica trabalha para descobrir as causas do incidente. No local, os técnicos encontraram um galho de eucalipto, que pode ser uma possível causa do curto-circuito.
– De certa forma, a gente aproveita esse evento para rever o sistema de forma geral – afirma Marcos.
Continua depois da publicidade
Segundo o gerente, as frequentes quedas de energia em regiões como Itaiópolis ocorrem porque o trecho é em meio à vegetação, o que pode propiciar que galhos ou outros materiais caiam na rede provocando curto-circuito.
– A interrupção do sistema de energia é um mal necessário para que a gente evite problemas maiores – diz.
Os consumidores que por acaso tiveram equipamentos eletrodomésticos queimados por causa da falta de energia devem procurar a Celesc, através do telefone, centrais de atendimento ou site, para serem ressarcidos do prejuízo.
Continua depois da publicidade
A energia já foi reestabelecida em Mafra ainda na noite de quinta-feira. As demais cidades ficaram sem energia até 1 hora da madrugada. Itaiópolis teve o sistema reestabelecido às 3 horas. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
A explosão chamou a atenção de moradores, que perceberam mudança de cor no céu. Próximo à subestação, foi possível ver um clarão e bastante fumaça.
Assista: