A explosão em Florianópolis que deixou uma mulher morta nessa terça-feira (25) em um edifício de Jurerê, no Norte da Ilha de SC, teve origem em uma quitinete do térreo, mesmo andar em que a vítima morava. A informação foi divulgada pela Divisão de Perícia Incêndio e Explosão do Corpo de Bombeiros Militar, após levantamentos feitos no endereço, na tarde de quarta (25).

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Quem é a mulher que morreu soterrada após explosão em Florianópolis

À NSC TV, o capitão que comanda a divisão de incêndio, Ismael Mateus Piva, disse que nenhum outro material inflamável foi encontrado no local, o que reafirma a hipótese de que o acidente teria sido causado por gás. O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi procurado, mas não repassou informações. 

A explosão foi registrada entre 8h40min e 8h45min e foi ouvida há pelo menos seis quarteirões. Além do edifício, que desabou após o forte estrondo, outras casas mais próximas foram danificadas. 

Continua depois da publicidade

Uma única moradora estava em casa no momento do acidente. Helenita Pereira do Santos, de 56 anos, morreu soterrada sob os escombros. O corpo da vítima foi retirado depois de aproximadamente 12h de buscas. 

> Fotos: veja a destruição da casa atingida por explosão em Jurerê, em Florianópolis

Objetos apreendidos devem apontar causa de explosão

No endereço foram apreendidos um fogão modelo cooktop retorcido, uma mangueira de plástico e parte do encanamento de cobre por onde passaria o gás. 

Perícia em objetos apreendidos e no endereço deve indicar causas de explosão em Florianópolis
Perícia em objetos apreendidos e no endereço deve indicar causas de explosão em Florianópolis (Foto: Paulo Mueller/NSC TV)

O material foi entregue ao IGP, que deve buscar indícios nos próximos 30 dias sobre como ocorreu a explosão: se uma boca do fogão a gás foi esquecida acessa ou se houve algum problema por falta de manutenção ou instalação inadequada. 

> Mulher desaparecida após explosão em Florianópolis mandou mensagem para amiga minutos antes

> “Quebrou televisão, carro, tudo”, diz idoso que teve casa destuída por explosão em Jurerê

Continua depois da publicidade

A equipe dos bombeiros que esteve no local adiantou que a central de gás irregular do edifício estava em desacordo com as normas. 

Polícia Civil abre inquérito

Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para apurar o caso. À frente da investigação, o delegado da 7ª DP de Canasvieiras, Albert Rosa Figueiredo, informou por meio de nota que ” aguarda os laudos periciais que irão definir o que causou a explosão e a recuperação das pessoas que moravam no imóvel e foram atingidas pelos escombros”.

*Com informações de Paulo Mueller, NSC TV.

Leia também

Foragidos inscritos no concurso da PF são presos durante a prova em SC e outros estados

​​SC cria 11 mil empregos em abril, terceiro melhor resultado do país no mês

Recreador é preso suspeito de molestar criança em Jaraguá do Sul

“Talvez o pior momento ainda esteja por vir”, diz secretário sobre a pandemia de Covid-19 em SC

Continua depois da publicidade

Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid