Uma explosão supostamente causada por vazamento de gás em um edifício deixou um prédio em ruínas e outro severamente afetado no centro de Rosario, a terceira maior cidade argentina.

Continua depois da publicidade

Até o momento, foram confirmadas 12 mortes, mas ainda há 15 desaparecidos.

Outras 60 pessoas ficaram feridas. Entre eles há uma criança, que sofreu traumatismo craniano, segundo as autoridades locais.

A explosão aconteceu às 9h30min (horário local e de Brasília), aparentemente, por causa de um vazamento de gás no térreo do edifício, declarou à imprensa o diretor de Defesa Civil de Rosario, Raúl Reinone.

Foram 56 apartamentos afetados pela explosão, sendo que a parte que desapareceu completamente tinha nove andares. O estrondo foi ouvido em bairros afastados do centro e milhares de pessoas trocavam informações nas redes sociais para saber o que ocorria.

Continua depois da publicidade

Horas depois da explosão, gritos eram ouvidos e centenas de bombeiros e socorristas procuravam pessoas presas entre os escombros do edifício, inclusive com cães farejadores.

A Secretaria da Saúde da província decretou estado de emergência e alterou as operações de todos os profissionais e equipes do setor.

A 2 mil metros ao redor do local a população foi evacuada, incluindo em escolas, devido à impossibilidade de cortar o gás no edifício. Segundo as autoridades, há riscos de desabamento.